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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação do corpo e de gênero na educação infantil : uma análise da produção de conhecimento na área da educação
Title Alternative: Body and gender education in early childhood education : an analysis of knowledge production in education area
Author: Mancini Vieira, Rosana, 1990-
Advisor: Altmann, Helena, 1973-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa analisa a produção de conhecimento científico na área de Educação a respeito das temáticas educação do corpo e relações de gênero na Educação Infantil. Reconhecida como a primeira etapa da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº9 34/96), a Educação Infantil apresenta dentre os temas que compõe seu trabalho pedagógico questões referentes às temáticas que este estudo se propõe a tratar. Compreendemos que estas questões perpassam diferentes momentos e experiências vivenciadas pela criança na Educação Infantil, e são expressas em seus gestos, falas e costumes. A presente pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica. Utilizamos como material de análise artigos de periódicos nacionais da área da Educação classificados como A1 no sistema Qualis/Capes (2014). As revistas escolhidas como fonte foram: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas; Revista Brasileira de Educação; Educação & Sociedade; Pro-posições; Educação e Pesquisa; Educação e Realidade; Educar em Revista e Educação em Revista. Foram localizados 189 artigos que tratam da temática Educação Infantil dos quais, destes foram selecionados 41 por abordarem as temáticas desta pesquisa: educação do corpo e relações de gênero. A análise dos artigos nos permitiu constatar que grande parte desta produção do conhecimento está localizada nas regiões sul e sudeste, e que o periódico Pro-posições demonstra-se mais aberto às temáticas do estudo. Nossa analise nos revelou que o brincar é compreendido pelos estudos como uma manifestação pela qual a criança pode se expressar, compreender e agir no mundo da qual faz parte, portanto uma forma desta produzir conhecimento e cultura, e que tem o corpo como grande interlocutor. Também nos deparamos com questões referentes à dificuldade das(os) professoras(es) em lidar com questões referentes ao corpo e às relações de gênero. Quanto às relações de gênero, esta produção de conhecimento defende que os padrões de gênero difundidos no ambiente escolar incidem sobre os corpos das crianças de diferentes formas, proporcionando vivências e o desenvolvimento de habilidades distintas uma vez que produz e reproduz normas e concepções de gênero a serem seguidas

Abstract: This research analyzes the production of scientific knowledge in the field of education about the thematic body education and gender relations in Early Childhood Education. Recognized by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB nº 9 34/96) as the first stage of basic education, early childhood education has within their singularities the links between care and education. Within the themes that make up the development of its educational work, we highlight the issues of education of the body and gender relations. We elected these issues because we believe that these permeates at different times the experiences of the child in kindergarten, as well as the fact that these experiences, in different ways, are aggregated in individuals, expressed in gestures, speeches and practices. This research is characterized as qualitative and use as methodology the literature review. For this, we selected articles from national journals from Education area classified as A1 in the Qualis / Capes system in 2014. Magazines chosen for analysis are: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas; Revista Brasileira de Educação; Educação & Sociedade; Pró-posições; Educação e Pesquisa; Educação e Realidade; Educar em Revista e Educação em Revista. 189 articles dealing with the subject Early Childhood Education were located of which were selected 41 articles that address the themes of this research: education of the body and gender relations. The analysis of the articles allowed to see that much in this production of knowledge is located in the south and southeast, and the journal Pro-posições demonstrate be open to the themes of the study. In the face of the articles we have shown we address how the play, care and education, gender relations and the body have been understood by this production of knowledge. Our analysis revealed that the play is understood by studies as a demonstration for which the child can express themselves, understand and act in the world of which it is part, so one way to produce this knowledge and culture, and has the body as a great responsible for the dialogue. Also we faced questions regarding the difficulty of the teachers dealing with issues relating to the body and gender relations. As gender relations, this production of knowledge argues that the ways of being a man and woman were historically and socially constructed, and the school environment affect children's bodies in different ways, providing different experiences and the development of different skills once that produces and reproduces norms and gender concepts to follow
Subject: Educação infantil
Corpo
Relações de gênero
Produção do conhecimento
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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