Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305345
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem da acrobacia coletiva
Title Alternative: Collective choreographic composition and thematization as pedagogical estrategies for teaching/learning of collective acrobatics
Author: Almeida, Tábata Larissa, 1988-
Advisor: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Abstract: Resumo: A acrobacia coletiva está presente no âmbito esportivo, artístico, bem como em diversas outras práticas contemporâneas. Se apresenta como uma prática acrobática de caráter coletivo que possibilita a interação de diferentes faixas etárias, perfis corporais, exigindo corresponsabilidade, confiança e a sinergia das ações dos praticantes. Um dos projetos de extensão desenvolvidos na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP, o projeto de Ginástica Acrobática, recebe semestralmente membros da comunidade interna e externa à universidade, para a prática não-competitiva da acrobacia coletiva. A presente pesquisa debate a proposta pedagógica desenvolvida ao longo de nove semestres e que tem no processo de criação coletiva e na tematização, seus eixos norteadores. Como caminhos metodológicos, foram aplicados questionários semiestruturados, respondidos por cinquenta participantes, e entrevistas em profundidade, realizadas com sete monitores que atuaram no projeto, além de uma revisão bibliográfica na área de Ginástica Para Todos, acrobacia coletiva e formação humana, e uma análise documental, incluindo planejamento das aulas, bem como vídeos de apresentações coreográficas dos semestres analisados. Como principais resultados da utilização das estratégias de criação coletiva e tematização na acrobacia coletiva, podemos identificar a formação de grupos mais coesos e unidos, bem como uma união que aparece também fora do espaço dos encontros. A amizade e o respeito mútuo tornaram-se partes integrais do relacionamento dos alunos durante a prática, extravasando o espaço do ginásio. A utilização das estratégias auxiliou o processo de composição coreográfica, destacando a formação humana, a coletividade, a colaboração e o fomento de valores como a diversidade e o respeito, entre os participantes. Acreditamos, portanto, que estas estratégias podem ser utilizadas em outros locais e contextos, adaptáveis e moldáveis á várias situações, possíveis de serem conduzidas para outros grupos e outros âmbitos além da extensão da FEF-UNICAMP

Abstract: Collective acrobacy is present in sports, artistic context and also in several other contemporary practices. It is presented as an acrobatic practice of collective character that enables the interaction of different age groups, personal profiles, requiring responsibility, trust and synergy of the actions of practitioners. One of the extension projects developed at the Faculty of Physical Education at the State University of Campinas-UNICAMP, the Acrobatic Gymnastics project, semiannually receives members of internal and external community to the university, for the non-competitive practice of collective acrobatics. This research discusses the pedagogical proposal developed over nine semesters and has in the collective creation process and theming, its guiding principles. As methodological paths, semi-structured questionnaires were applied, answered by fifty participants, and in-depth interviews conducted with seven monitors who worked on the project, and a literature review in the Gymnastics for All, collective acrobatics and human formation areas, and document analysis including lessons plans and videos of choreographic presentations from every semester analyzed. The main results of the use of strategies of collective creation and theming in collective acrobatics, we can identify the formation of more cohesive and united group and a union that also appears outside the classes. The friendship and mutual respect have become integral parts of student relationship during practice, spilling the gym space. The use of strategies helped the process of choreographic composition, highlighting the human formation, the collectivity, collaboration and the promotion of values such as diversity and respect among participants. We therefore believe that these strategies can be used in other places and contexts, adaptable and moldable will various situations, able to be conducted for other groups and other areas beyond the scope of FEF-Unicamp
Subject: Coreografia
Acrobacias circenses em grupo
Ginastica acrobatica
Extensão universitária
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_TabataLarissa_M.pdf6.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.