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Type: TESE DIGITAL
Title: Press start : os exergames como ferramenta metodológica no ensino do atletismo na educação física escolar
Title Alternative: Press start : the exergames as methodological tool in athletics education in school physical education
Author: Salgado, Karen Regina, 1988-
Advisor: Scaglia, Alcides José, 1972-
Abstract: Resumo: Os exergames são games que utilizam a movimentação corporal para a concretização do jogo. Como são games que contrapõem a ideia de passividade do jogador, eles fazem com que seja possível refletirmos sobre sua apropriação ao trato pedagógico dos conteúdos pertencentes à cultura corporal de movimento pela educação física. Sobre o uso dos exergames na educação física escolar, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivo de aplicar o console Xbox 360 com Kinect nas aulas, criar ambientes de aprendizagem que conciliem os jogos eletrônicos de corrida de velocidade, corrida de barreiras, salto em distância, lançamento do disco e lançamento do dardo com atividades feitas em quadra e, assim, verificar o aprendizado sobre o conteúdo de atletismo e o envolvimento dos escolares nas aulas propostas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram os questionários pré e pós intervenção, entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. O método de análise dos dados usou a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) na abordagem qualitativa e a tabulação estatística para os dados de origem quantitativa. A amostra compôs-se por 19 alunos do quarto ano e 23 do quinto ano do ensino fundamental anos iniciais de uma instituição pública de ensino, situada no município de Campinas, interior do estado de São Paulo. A intervenção ocorreu em oito aulas, tendo atividades desenvolvidas em quadra e outras com auxílio do Xbox 360 com os exergames. Por meio do trabalho de campo, foi constatado 98,00% nunca teve aulas com o conteúdo do atletismo na educação física escolar. Os dados gerados pelas entrevistas semiestruturadas, diário de campo da pesquisadora e questionário pós-intervenção, originaram duas categorias provenientes da análise de conteúdo de Bardin (2011), na qual a primeira discutiu-se sobre "o videogame e as tecnologias na escola", e a segunda sobre "os exergames para o ensino do atletismo". Pela categoria "videogame e as tecnologias na escola", foi comprovado que o console influenciou na motivação dos estudantes. A segunda categoria é discutida sobre o uso dos exergames para as "dimensões do conteúdo, conhecimento e aprendizagem do atletismo, movimento corporal e o entendimento das regras do atletismo. Dessa maneira, concluímos que os exergames, associado a uma mediação pedagógica são facilitadores ao ensino do atletismo

Abstract: The exergames are games that use body movements to achieve the game objectives. These games are the opposite to the player's passivity idea, making it possible to reflect on their appropriation to the pedagogical approach of the contents belonging to the culture of body movement for physical education. Regarding the use of exergames in schools for physical education, a research was developed in order to apply the Xbox 360 console with Kinect in class to create a learning environments that combine electronic games of Sprint, Hurdle Race, Long jump, Discus throw and Javelin throw with activities done on the court and thus verify the learning of athletic content and the involvement of students in class proposals. The research instruments employed were the questionnaires pre and post-intervention, semi structured interview and the researcher's field diary. The data analysis method used was the Laurence Bardin content analysis (2011) on the qualitative approach and the statistical tabulation for quantitative data. The sample consisted of 19 students in the fourth year and 23 in the fifth grade of elementary school of a public educational institution, located in the city of Campinas, state of São Paulo. The intervention took place in eight classes, activities on the court and others with the aid of to the Xbox 360 with exergames. Through field work, it was found that 98.00% of the students never had lessons with athletics content in physical education classes. The data generated by semi-structured interviews, researcher¿s field diary and post-intervention questionnaire originated two categories from Bardin content analysis (2011), in which the first category discussed about "video game and technology in school," and the second on "the exergames for athletics teaching." For the category "video game and technology in school," it was proven that the console influenced the motivation of students. The second category discuss about the use of exergames for "dimension of content, knowledge and learning of athletics, body movement and understanding of athletics rules. Thus, we conclude that exergames associated with a pedagogical mediation are facilitators of athletics education
Subject: Video games
Educação física escolar
Atletismo
Aprendizagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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