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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Práticas pedagógicas no ensino de leitura nas séries iniciais : o processo de constituição de uma professora
Title Alternative: Pedagogical practices in teaching reading in the initial grades
Author: Teixeira, Fernanda Caroline, 1983-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: A pesquisa que aqui se apresenta, realizada em uma escola municipal localizada no interior do estado de São Paulo, teve como alvo de investigação o trabalho de uma professora atuante nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, considerada como uma docente de sucesso no ensino da leitura. Enquanto capital cultural, a leitura, na atual sociedade grafocêntrica, torna-se, cada vez mais, objeto de seleção e dominação; sendo assim, muito se discute sobre a sua importância. Assume-se que o Homem é sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, o qual se dá através de sua ação sobre o objeto, a qual é sempre mediada por agentes culturais, nos quais se incluem as pessoas. Desta forma, é imprescindível, para a constituição do indivíduo, a interação com o "outro". Sendo assim, subsidiada pelos pressupostos de Leite (2011), através de estudos realizados, sob sua supervisão, pelo grupo carinhosamente intitulado "Grupo do Afeto", buscou-se, diante de uma prática pedagógica no ensino de leitura considerada bem-sucedida (uma vez que além de transmitir o conteúdo, proporciona uma aproximação afetivamente positiva do sujeito com o objeto de conhecimento), caracterizar esta prática e identificar os agentes mediadores do processo de constituição da professora que a propõe. De natureza qualitativa, a pesquisa ancora-se na abordagem da psicologia histórico-cultural, através dos pressupostos vygotskyanos do desenvolvimento humano. Os dados foram coletados através de observações videogravadas e registradas em diário de campo, além de sessões de Autoscopia, realizadas com a professora. Os resultados indicam o papel crucial da afetividade, através da família, na constituição da professora como sujeito leitor. Da mesma forma evidenciam a relevância do curso de Magistério (em detrimento à Graduação) no processo de constituição da professora; além disso revelam um trabalho isolado no contexto escolar em que se insere. Sendo assim, pode-se verificar a relação afetivamente positiva que a professora, através de suas práticas pedagógicas, estabeleceu entre os estudantes e a leitura, evidenciando-se a importância do professor ¿ leitor na formação de alunos leitores

Abstract: The research presented here, performed in a municipal school in the state of São Paulo, had as investigation target the work of an active teacher in the initial grades of elementary school I, considered as a teacher of success in teaching reading. As a cultural capital, the reading, in the current `grafocêntrica¿ society, becomes ever more selection and domination object; therefore, there is much discussion about its importance. It is assumed that the man is an active subject in the process of knowledge construction, which occurs through its action on the object, which is always mediated by cultural agents, which include people. This way, it is crucial, to the constitution of the individual, the interaction with the "other." Therefore, subsidized of Leite (2011) assumptions, through studies under his supervision, the group fondly called " Group of Affect", it was sought on a pedagogical practice in teaching reading considered successful (once besides transmitting the content, provides an affectively positive approach the subject with the object of knowledge), characterize these practices and identify mediating agents of the teacher constitution process that proposes. Qualitative origin, the research is anchored in the approach of the historical-cultural psychology, through Vygotskians assumptions of human development. Data were collected through video recorded observations and registered in a field diary, besides autoscopy sessions, realized with the teacher. The results indicate the crucial role of affectivity, through the family, the constitution of the teacher as subject reader. Similarly show the relevance of the course of Teaching (over Graduation) in the teacher constitution process; Besides that reveal an isolated work in the school context in which is part; Therefore, can be evidence the affectively positive relationship that the teacher through their teaching practices, established between the students and reading, highlighting the importance of the teacher - reader in the formation of readers students
Subject: Leitura
Afetividade
Prática pedagógica
Mediação
Leitores - Formação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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