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Type: TESE DIGITAL
Title: O trabalho do professor coordenador na escola pública paulista : a formação de uma identidade
Title Alternative: The work of the coordinator teacher in the São Paulo state public school : the formation of an identity
Author: Rigueto, Rodrigo Luís, 1976-
Advisor: Pino, Ivany Rodrigues, 1937-
Abstract: Resumo: O presente estudo objetiva compreender a formação da identidade profissional do professor coordenador no contexto das reformas educacionais ocorridas no período de 2007 à 2014 no sistema público de ensino do Estado de São Paulo. Tais reformas introduziram e aperfeiçoaram elementos da gestão gerencialista, trazendo para dentro da escola pública paulista uma visão empresarial e mercantil de educação, promovendo, entre outros aspectos, a competitividade e a individualização nas relações entre os indivíduos. Ao considerarmos que a construção identitária de um indivíduo se concretiza na alteridade, por conseguinte, ele vem a constituir identidades pela interação com outros indivíduos no interior dos diversos grupos sociais aos quais ele possa vir a pertencer. Os aspectos competitivos e individualistas podem vir a constituir uma identidade profissional fragilizada do professor coordenador no interior da escola. Durante a pesquisa, pudemos observar o trabalho do professor coordenador como uma importante peça na implantação, na implementação e no monitoramento das políticas contidas no corpo dessas reformas educacionais, situando-o como um articulador entre os interesses da escola e os da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Abstract: This study aims to understand the formation of professional identity of the coordinator teacher in the context of educational reforms from 2007 to 2014 in the public system of São Paulo State education. Such reforms introduced and perfected elements of managerial management, bringing in the São Paulo public schools a business and commercial vision of education by promoting, among other things, the competitiveness and individualization in relations between individuals. When we consider that the identity construction of an individual is realized in otherness, therefore, it comes to form identities through interaction with other individuals within the various social groups to which he can come to belong. Competitive and individualistic aspects may prove to be a professional identity weakened coordinator teacher in the school. During the research, we observed the work of the coordinator teacher as an important part of the deployment, implementation and monitoring of the policies contained in the body of these educational reforms, placing it as an articulator of the school's interests and the Department of Education State of Sao Paulo
Subject: Reforma do ensino
Organização do trabalho
Professores - Formação profissional
Coordenador pedagogico
Identidade
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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