Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305327
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Repertório de clown na educação : elementos de uma pedagogia da palhaça na formação de professores
Title Alternative: Clown repertoire in education : elements of a pedagogy of the clown in teacher training
Author: Nunes, Lúcia de Fátima Royes, 1968-
Advisor: Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Abstract: Resumo: A tese apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP-SP. Essa pesquisa centrou-se no território educacional com um atravessamento pela arte do palhaço. Teve como premissa o trabalho com os jogos na formação de professores no curso de Pedagogia diurno e noturno da UFSM, RS. Seu objetivo foi problematizar e investigar o sentido do tornar-se ou ser palhaço (a), a partir da experiência da autora com a criação e o trabalho com o seu clown Ximia Bóia, mas também como contribuição aos professores em formação inicial do magistério da Educação Básica. A proposta de formação objeto dessa pesquisa foi traçada a partir da perspectiva dos jogos clownescos, dos aspectos teóricos da comicidade e do que chamo Pedagogia da Palhaça. Optamos por uma investigação de cunho qualitativo, tendo como fundamento teórico parcial conceitos da fenomenologia. A criação do I Curso de Palhaço na Educação, que se converteu em etapa prática da pesquisa, embasa essa investigação, apontando os caminhos teóricos e práticos para pensar novas estratégias educacionais a partir dos elementos de uma Pedagogia da Palhaça, como o riso, a brincadeira e o corpo cômico. Esse curso teve duração de trinta horas e foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 2012. Os instrumentos de coleta de dados realizados nessa investigação foram: diário de campo, registro fotográfico, registro em filmagens e questionário. Pensou-se em estratégias educacionais mais livres para a formação inicial de professores. Nesse contexto, os jogos clownescos nos ajudaram a refletir sobre quais outras potencialidades poderiam ser suscitadas no encontro do clown Ximia Bóia com os professores em formação que frequentam o Curso de Pedagogia acima mencionado, destacando-se o clown (palhaço) como potência inventiva, que possibilita o riso e a alegria de uma Educação efetivamente liberadora

Abstract: The thesis presents results from a research accomplished into doctorating act by Universidade Estadual de Campinas,UNICAMP - SP. This research centralized at educational territory with emphasis in the art of clown .It has as premise the paper with the games used in the formation of teachers in nocturnal and diurnal Pedagogy Course at UFSM. Its purpose was to problematise and investigate the meaning of became or be clown, through the experience of the authoress with the creation and work with her clown Ximia Bóia and also as addition to teachers at initial forming from mastership of Fundamental Education. The propose to forming that refers the research, was delineated from the perspective of clownesco games of theorical aspects of comical and that I named Pedagogy of Clown. We choose to the investigation of qualitative stamp having as theorical basis concepts of phenomenology. The creation of the first course of Clown into Education, that was converted on practice stage of research, it bases this investigation, indicating the theorical ways to think about new educational strategies through the elements coming from a Clown Pedagogy, like the laughter, the joke and comic body. This course had thirty hours lasting and developed at Universidade Federal de Santa Maria, in 2012. The instruments of collect data accomplished in this investigation were: diary of field, photography registers, film registers and questionnaires. It thought about Educational Strategies freer in the beginning forming of teachers, having the clownesco games in this context, helping us to reflect which other potentialities could be suscitade in the meeting with clown (Ximia Bóia) and teachers who attend the diurnal and nocturnal Pedagogy Course a Universidade Federal de Santa Maria- RS. The clown as inventive potency, possibiliting this way, the smile and happiness of an effectively liberating education
Subject: Formação inicial do professor
Clowns
Educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nunes_LuciadeFatimaRoyes_D.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.