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Type: TESE DIGITAL
Title: A ocorrência da evasão do ensino superior : uma análise das diferentes formas de mensurar
Title Alternative: The dropout ocurrence of higher education : an analysis of different ways to measure
Author: Freitas, Rafael Scarassatti, 1982-
Advisor: Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Abstract: Resumo: Este trabalho investiga o procedimento da mensuração da ocorrência da evasão no ensino superior a partir de três componentes fundamentais necessários para esta finalidade: o conceito sobre o evento e sobre a propriedade que será mensurada, os dados e o cálculo utilizados. O objetivo foi identificar e analisar como os componentes do procedimento de mensuração da ocorrência da evasão no ensino superior podem interferir nos resultados desta mensuração. Direcionados pelos pressupostos metodológicos de pesquisa bibliográfica, publicações nacionais sobre a evasão escolar no ensino superior, as quais contêm a mensuração como assunto de destaque e com tratamento analítico que possibilitavam identificar vantagens e/ou limites de diferentes percursos para a mensuração da ocorrência da evasão, foram selecionados e analisados a partir destes três componentes básicos. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar diferentes caminhos que envolvem decisões ou escolhas em função do objetivo de pesquisa e das circunstâncias deparadas por quem está a mensurar. Os percursos possíveis para a mensuração da ocorrência da evasão interferem nos resultados deste procedimento, nos índices obtidos e nos seus significados

Abstract: This work investigates the procedure of measurement of dropout occurence in higher education from three fundamental components required for this purpose: the concept of the event and the property to be measured, the data and the calculation used. The goal was to identify and analyze how the components of the procedure of measurement of dropout occurence in higher education may interfere with the results of this measurement. For this and directed by methodological assumptions of literature, papers about school dropout, that contains the measurement as an outstanding issue and presenting analytic treatment in order to identify advantages and/or limits of different paths to measure the occurrence of dropout, were selected and analyzed from these three basic components. It was possible to identify pathways involving decisions or choices based on the research purpose and circumstances encountered by those being measured. Possible ways for measurement of dropout occurence impact the results of this procedure and their meanings
Subject: Ensino superior
Evasão universitaria
Medição
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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