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Type: TESE DIGITAL
Title: Educação ambiental e a construção da sustentabilidade na região de várzea de Santarém (PA) - Brasil
Title Alternative: Environmental Education and the building of sustainability in the varzea region of Santarém (PA) - Brazil
Author: Gama, Antonia do Socorro Pena da, 1963-
Advisor: Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Abstract: Resumo: Educação Ambiental e a Construção da Sustentabilidade na região de Várzea de Santarém, Pará Brasil é a tese que integra o Programa DINTER (Doutorado Interinstitucional), desenvolvida na Faculdade de Educação (FE), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O objetivo é explicar a importância do processo de Educação Ambiental na intervenção dos atores locais para a sustentabilidade das comunidades de Várzea do município supramencionado. A metodologia da pesquisa pode ser considerada um estudo de caso, com uso de levantamento bibliográfico e documental, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com o público envolvido, de pescadores, educadores popular e ambiental, líderes comunitários e dirigentes da Colônia de Pescadores Z-20, da Igreja Católica e das Organizações Não Governamentais. Em meados da década de 1970, a partir da intervenção da Igreja Católica e de organizações não governamentais junto à Colônia de Pescadores Z-20, a população ribeirinha da várzea do município de Santarém (PA) iniciou um processo de Educação Popular com conteúdos e metodologias voltados para a conservação do estoque pesqueiro da região. Ao mesmo tempo, a existência de alguns fatores limitantes, como o isolamento geográfico das comunidades, a baixa escolaridade da população local e, ainda, a falta de uma política de capacitação dos professores da rede pública municipal somaram-se ao principal desafio de incorporar diferentes programas de Educação Ambiental formal e não formal na região. Deste modo, a pesquisa relata a importância deste processo educativo junto às comunidades e à Colônia de Pescadores na implementação de estratégias de manejo sustentável dos recursos naturais, da região do Baixo Amazonas, e de políticas públicas socioambientais que resultaram desta intervenção. A pesquisa também indica que dessa experiência de formação resultou um corpo de militantes desenvolvendo trabalhos em diferentes organizações da sociedade civil até os dias de hoje. Os resultados indicam ainda que durante todo o processo a proposta educacional de Paulo Freire foi uma das grandes inspirações dos atores envolvidos proporcionando uma interpretação crítica das respostas alcançadas

Abstract: Environmental Education and the Building of Sustainability in the "varzea" Region of Santarem, Pará, Brazil is the thesis that integrates the DINTER program (Inter-institutional Doctorate), developed at the School of Education (FE), at UNICAMP (State University of Campinas - Brazil), in partnership with UFOPA (Federal University of Western Pará - Brazil). The goal is to explain the importance of the process of environmental education in the intervention of local actors for sustainability in the varzea communities in the city aforementioned. The methodology of this research can be considered a case study with a documental bibliography as well as semistructured interviews with the audience involved - fishermen, popular and environmental educators, community leaders and the Chiefs of the Fishermen Association (colônia dos pescadores), the Catholic Church and a number of NGOs. In the 1970s, starting from the intervention of the Catholic Church and some NGOS along with the Fishermen Association, the ribeirinhos (people who live off and by the river) started a process of popular education with content and methodology focusing on the conservation of fish in the region. At the same time, a few limiting factors such as the geographic isolation of the communities, the low level of education of the local population and the lack of policy focusing on the capacitation of public sector teachers were added to the core challenge that is incorporating a variety of formal and non-formal environmental education programs in the region. Because of that, the research highlights the importance of this educational process in the implementation of strategies of sustainable management of natural resources of the "Baixo Amazonas" region, and of social-environmental public policies which come as a result of the intervention. The research also indicates that a body of militants working in a variety of segments of the civil society came as result of this educational experience. The results indicate that, during the whole process, Paulo Freire's educational proposal was one the great inspirations of the actors involved, providing a critical interpretation of the answers
Subject: Educação
Educação popular
Educação ambiental
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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