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Type: TESE DIGITAL
Title: Agressão social entre estudantes através das redes sociais virtuais e sua relação com o desengajamento moral
Title Alternative: Social aggression among students through virtual social networks and its relation to moral disengagement
Author: Araújo, Emanuelly Pereira de, 1986-
Advisor: Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Abstract: Resumo: As relações agressivas entre alunos através das redes sociais virtuais é um fenômeno preocupante, com consequências negativas para todos os envolvidos. Na busca por conhecer um pouco mais sobre esse fenômeno, este trabalho objetiva investigar as formas de agressão social nas redes sociais virtuais entre alunos do ensino médio que se percebem como agressores e as justificativas (desengajamento moral) por eles usadas para praticar tais agressões. Para tanto realizou-se uma pesquisa de delineamento não experimental transversal de alcance exploratório. A amostra foi composta por 184 estudantes do ensino médio de escolas públicas da região metropolitana de Campinas, de ambos os sexos e com idades entre 14 e 20 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de um único questionário. A análise dos dados foi realizada pelo programa de análise estatística The SAS System for Windows (Statistical Analysis System), versão 9.2 por meio dos testes Qui-Quadrado ou exato de Fisher. Os resultados obtidos quanto à agressão social entre estudantes nas redes sociais virtuais mostraram que houve baixa expressão desse fenômeno, não havendo diferença significativa entre sexo e idade. As agressões sociais indiretas foram as que os participantes mais indicaram ter praticado, sendo a exclusão social não verbal a mais usada. Com relação às justificativas, os participantes de ambos os sexos indicaram justificar com maior frequência através dos mecanismos de desengajamento moral desumanização e atribuição de culpa à vítima

Abstract: Aggressive relations among students through virtual social networks are a worrying phenomenon, with negative consequences for all involved. In order to know a little more about this phenomenon, this study aims to investigate the types of social aggression in virtual social networks among high school students who perceive themselves as aggressors and the justifications (moral disengagement) used by them to commit such aggression. Therefore it was held an exploratory non-experimental cross-sectional study. The sample was composed by 184 high school students from public schools in the metropolitan region of Campinas, of both gender and aged between 14 and 20 years. Data collection was performed using only one questionnaire. Data analysis was performed using statistical analysis SAS System for Windows (Statistical Analysis System), version 9.2 using the chi-square or Fisher's exact tests. The results obtained on social aggression among students in virtual social networks showed that there was low expression of this phenomenon, with no significant difference between gender and age. Indirect social aggressions were the most indicated by the participants as practiced, and social exclusion nonverbal the most used. Regarding the justifications, participants of both gender indicated to justify more often through moral disengagement mechanisms, dehumanization and blaming the victim
Subject: Assédio virtual
Assédio moral
Agressão
Desengajamento moral
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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