Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305306
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Utilizando o Scratch para valorizar a autoria e autonomia discente em projetos pedagógicos interdisciplinares nos conteúdos dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs)
Title Alternative: Using Scratch to enhance the authority and student autonomy in interdisciplinary educational projects in the contentes iof the national curriculum guidelines (NCGs)
Author: Mendes Filho, Aldo, 1979-
Advisor: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Mendes, Carlos Otávio Schocair
Abstract: Resumo: A presente dissertação visa analisar como a linguagem visual de programação Scratch permite desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos das disciplinas escolares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), direcionadas aos estudantes do ensino fundamental II. O Scratch apresenta novas possibilidades de aprendizagem mais adequadas à realidade dos estudantes, com sua incorporação e utilização na elaboração e criação de atividades que exacerbem a autoria e autonomia no processo de aprendizagem por parte dos estudantes. Tal interface propicia elementos que gerem uma aprendizagem mais próxima do contexto tecnológico e da realidade dos seus usuários. A dissertação foi desenvolvida entre os anos de 2014 e 2016, buscando responder a questão norteadora que gerou o estudo: "como a utilização do Scratch permite auxiliar na aprendizagem das disciplinas do (PCN) de maneira interdisciplinar, valorizando a autoria discente e a autonomia no processo de aprendizagem?". Como resultados observou-se que o Scratch enquanto ferramenta de apoio na aprendizagem permite o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, exteriorizando as habilidades e os talentos dos estudantes de maneira autoral e autônoma, de modo a romper com o padrão reprodutor de conteúdo sem relação com o meio social ao qual estão inseridos

Abstract: This thesis aims to analyze how the visual programming language Scratch allows you to develop activities related to the school subject content of the National Curriculum Parameters (PCN) (BRAZIL, 1998), directed to elementary school students II. Scratch presents new possibilities for learning better suited to the reality of students, with its development and use in preparation and creation of activities that exacerbate the authority and autonomy in the process of learning by the students. This interface provides elements that create a closer learning the technological context and reality of its users. The dissertation was developed between the years 2014 and 2016, seeking to answer the main question that generated the study, "the use of Scratch allows assist in learning disciplines (PCN) in an interdisciplinary way, valuing student authorship and autonomy in learning process?". As a result it was observed that the Scratch as a support tool in learning enables the development of interdisciplinary activities, externalizing the skills and talents of students copyright and autonomously in order to break the reproductive pattern of content unrelated to the middle social to which they are inserted
Subject: Scratch (Linguagem de programação de computador)
Projeto pedagógico
Interdisciplinaridade
Autonomia
Autoria
Parâmetros curriculares nacionais
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MendesFilho_Aldo_M.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.