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Type: TESE DIGITAL
Title: Decisão multicritério aplicada à análise para localização de terminal intermodal = Multicriteria decision apllied to analysis to intermodal terminal location
Title Alternative: Multicriteria decision apllied to analysis to intermodal terminal location
Author: Pissinelli, Glaucia Jardim, 1978-
Advisor: Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
Abstract: Resumo: O transporte intermodal pode ser definido como o transporte de cargas desde a sua origem até o seu destino por uma sequência de pelo menos dois modos diferentes de transporte. A transferência de um modo para outro é realizada através dos terminais intermodais, que atuam como pontos de consolidação de cargas, recebendo-as de seu ponto de origem e despachando-as até seu destino final priorizando a escolha do modal mais eficiente. A decisão sobre a localização de terminais intermodais é altamente estratégica, pois pode gerar impactos diretos sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo deste trabalho é avaliar um local para instalação de terminal intermodal de cargas em diferentes cenários, utilizando métodos de apoio à tomada de decisão multicritério. Neste trabalho adotou-se uma abordagem integrada para o problema de tomada de decisão, que combina o método de AHP (Analytical Hierarchy Process) e o PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations). A combinação de ambas as abordagens permite uma avaliação cuidadosa dos cenários avaliados, indicando pontos fracos e fortes de cada alternativa para auxiliar os tomadores de decisão. No trabalho foram avaliados três cenários diferentes para localização de um terminal intermodal no interior do Estado de São Paulo, através de coleta de dados reais sobre os aspectos envolvidos e entrevistas com especialistas para atribuição de preferências em relação aos critérios. Os resultados mostram que, para os critérios estabelecidos e as preferências relativas dos especialistas, cidades como Limeira e Piracicaba se destacaram nos três cenários. Além disso, a análise dos três cenários propostos mostra que o método pode ser parametrizado para representar necessidades específicas dos tomadores de decisão, ampliando sua avaliação e facilitando a escolha de acordo com os objetivos de cada caso. Concluímos, portanto, que o método utilizado é consistente para avaliar a localização de terminal intermodal de cargas uma vez que une as informações necessárias para a análise e fornece uma estrutura analítica de apoio à decisão

Abstract: Intermodal transport is defined as transport of cargo from the origin to destination by a sequence of at least two different modes of transport. The transfer from one mode to another is accomplished through intermodal terminals, which act as cargo consolidation points, receiving them from their point of origin and dispatching them to their final destination prioritizing the choice of the most efficient modal. The decision on the location of intermodal terminals is highly strategic because it can generate direct impacts on economic, social and environmental. The objective of this study is to evaluate a location for intermodal terminal freight on different scenarios, using multi-criteria methods to support decision making. In this work we use an integrated approach to decision-making problem, combining the method Analytical Hierarchy Process (AHP) and the Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations (PROMETHEE). The combination of both approaches allows careful evaluation of the scenarios evaluated, indicating strengths and weaknesses of each alternative to help decision makers. In the study we evaluated three different scenarios for location of an intermodal terminal in the state of São Paulo, by collecting real data about the issues involved and interviews with experts for assignment preferences in relation to the criteria. The results show that for the established criteria and preferences for experts, cities such as Limeira and Piracicaba stood out in the three scenarios. Furthermore, the analysis of the three proposed scenarios shows that the method can be parameterized to represent specific needs of decision makers, expanding their evaluation and facilitating the choice according to the objectives of each case. We therefore conclude that the method is consistent to evaluate the intermodal terminal location charges since it combines the necessary information for analysis and provides an analytical framework for decision support
Subject: Análise multicritério
Processo decisório
Terminais (Transportes)
Transporte - Planejamento
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCA - Dissertação e Tese

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