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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Ricoeur e a consciência de si : uma análise à luz de algumas ressonâncias do pensamento de Jean Nabert
Title Alternative: Ricoeur and the self-consciousness : an analysis in view of some resonances of Jean Nabert's thought
Author: Meireles, Cristina Amaro Viana, 1978-
Advisor: Gagnebin, Jeanne Marie, 1949-
Bons, Jeanne Marie Gagnebin de, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho consiste num estudo da noção de consciência de si a partir da Filosofia da Vontade de Paul Ricoeur (1913-2005). Buscamos compreender as elaborações do jovem Ricoeur atentando para as influências do (e confluências com o) pensamento de Jean Nabert (1881-1960), um expoente da filosofia reflexiva francesa a quem o próprio Ricoeur conferiu um lugar de destaque entre suas principais referências teóricas. No Capítulo 1, apresentamos os contornos da problemática, indicando que nosso ponto de partida é a compreensão de que a consciência de si é uma apropriação significativa que o homem faz de si mesmo. Isto feito, buscamos investigar o que é essa apropriação e como ela se efetua, por meio da exploração de quatro de suas dimensões. A primeira dimensão é a reflexiva, e é abordada no Capítulo 2. Nesse Capítulo, exploramos o papel constitutivo que o ato de reflexão exerce sobre a consciência de si, o que encaminhou para uma discussão acerca da noção de interioridade da qual se pode falar numa filosofia reflexiva. Nesse Capítulo 2, as principais obras estudadas são Méthode réflexive appliquée au problème de Dieu chez Lachelier et Lagneau (1933), de Ricoeur, e o artigo "La philosophie réflexive" (1957), de Nabert. A segunda dimensão investigada é a ética, e é abordada no Capítulo 3. Nesse Capítulo, nos questionamos se o ato de reflexão que inaugura a consciência de si é um ato livre. A noção de voluntário é enfrentada nesta parte, bem como um questionamento sobre o exato papel da razão no ato livre que caracteriza a consciência de si. Nesse Capítulo 3, as principais obras estudadas são Le volontaire et l¿involontaire (1950), de Ricoeur, e L¿expérience intérieure de la liberté (1924), de Nabert. A terceira dimensão explorada é a ontológica, e é abordada no Capítulo 4. Nesse ponto, buscamos ampliar a compreensão do ser desse sujeito que efetua o ato livre de reflexão. Nessa parte é explorada a ideia de que o ser desse sujeito que livremente se apropria reflexivamente de seus atos de pensamento ¿ constituindo uma consciência de si ¿ é finito, mas, ao mesmo tempo, contém em si uma dimensão de infinitude intransponível. Essa compreensão gera uma questão que impõe um desvio necessário: meditar sobre o papel desempenhado pela dimensão infinita na constituição da consciência de si. Nesse Capítulo 4, as principais obras estudadas são L'homme faillible (1960), de Ricoeur, e Éléments pour une Éthique (1943), bem como Essai sur le mal (1955), ambas de Nabert. A quarta dimensão investigada é a hermenêutica, e é abordada no Capítulo 5. Trata-se de um caminho necessário no curso da pesquisa que se delineou, já que a apreensão da infinitude que constitui o sujeito da reflexão só poderia ser interpretativa. A análise do testemunho enquanto veículo da compreensão da infinitude que constitui a consciência de si é o guia deste Capítulo. Nesse Capítulo 5, as principais obras estudadas são o artigo "L¿herméneutique du témoignage", de Ricoeur, e a obra póstuma Le désir de Dieu (1966), de Nabert

Abstract: This work consists in a study of the notion of self-consciousness from the Philosophy of the will, by Paul Ricoeur (1913-2005). We have tried to understand the young Ricoeur¿s elaborations paying attention to the influences of (and confluences with) the thought of Jean Nabert (1881-1960), an exponent of the French Reflexive Philosophy school, for whom Ricoeur himself has assigned a prominent place among his main theoretical references. Chapter 1 presents the contours of the issue; in this part, we indicate our starting point, namely the assumption according to which self-consciousness is a significant appropriation that a human being makes of himself. Afterwards, we proceed to investigate what that appropriation is, and how it operates, by exploring four of its dimensions. The first dimension is the reflexive one, and it is approached in Chapter 2. In this Chapter, we explore the constitutive role that the act of reflection plays on the self-consciousness, what has forwarded us to a discussion about the notion of interiority as a subject of the Reflexive Philosophy. In this Chapter 2, the main works studied are Méthode réflexive appliquée au problème de Dieu chez Lachelier et Lagneau (1933), by Ricoeur, and the article "La philosophie réflexive" (1957), by Nabert. The second dimension investigated is the ethical one, and it is approached in Chapter 3. In this Chapter, we raise the following question: is the act of reflection that inaugurates self-consciousness a free act? The notion of voluntary is faced in this part, as well as an interrogation about the exact role played by reason on the free act that characterizes self-consciousness. In this Chapter 3, the main works studied are Le volontaire et l¿involontaire (1950), by Ricoeur, and L¿expérience intérieure de la liberté (1924), by Nabert. The third dimension that we investigate is the ontological one, and it is approached in Chapter 4. In this point, the aim is to further our understanding of this being of this subject that accomplishes the free act of reflection. In this part, we explore the idea according to which the being of this subject that freely appropriates reflexively of his own acts of thought ¿ and this way constitutes a self-consciousness ¿ is finite, but, at the same time, contains an insurmountable dimension of infinity. This understanding results in a question that imposes a necessary deviation: to consider the role played by the infinite dimension in the constitution of self-consciousness. In this Chapter 4, the main works studied are L'homme faillible (1960), by Ricoeur, and Éléments pour une Éthique (1943), as well as Essai sur le mal (1955), both by Nabert. The fourth dimension investigated is the hermeneutic one, and it is approached in Chapter 5. This is a necessary path in the line of research that has outlined, inasmuch the vision of infinity that constitutes the subject of reflection could only be interpretative. The analysis of testimony as a vehicle of the understanding of infinity that constitutes the self-consciousness is the guide of this Chapter. In this Chapter 5, the main works studied are the article "L¿herméneutique du témoignage", by Ricoeur, and the posthumous work Le désir de Dieu (1966), by Nabert
Subject: Ricoeur, Paul, 1913-2005
Nabert, Jean, 1881-1960
Consciência - Filosofia
Filosofia francesa - Séc.XIX-XX
Liberdade
Hermenêutica
Editor: [s.n.]
Citation: MEIRELES, Cristina Amaro Viana,. Ricoeur e a consciência de si: uma análise à luz de algumas ressonâncias do pensamento de Jean Nabert. 2016. 1 recurso online ( 340 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305065>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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