Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305059
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Jules Martin, litógrafo : catálogo iconográfico de um comerciante de imagens de São Paulo
Title Alternative: Jules Martin, lithographer : iconographic catalogue of a São Paulo pictures merchant
Author: Leite, Mateus Pavan de Moura, 1989-
Advisor: Schiavinatto, Iara Lis, 1964-
Schiavinatto, Iara Lis Franco, 1964-
Abstract: Resumo: Esta dissertação se concentra no conjunto de imagens feitas por Jules Martin, litógrafo francês que se estabeleceu em São Paulo em 1869. Artista e homem de negócios, ele instalou uma das primeiras oficinas litográficas da província e foi autor de projetos para a cidade, dentre eles o Viaduto do Chá. A fim de demarcar suas formas de atuação e o lugar social do litógrafo, parte-se da investigação de sua trajetória tendo como documentação principal dois álbuns que ele organizou e jornais da época. Por meio do levantamento de sua produção esparsamente reunida em arquivos públicos e privados, elaborou-se um catálogo iconográfico com a reprodução das peças e breve descrição de seus modos de produção e circulação. A organização expõe um conjunto diversificado, mas mostra que São Paulo e sua modernização foram temas importantes, que justificaram a fatura de parte significativa destes desenhos. Neste sentido, algumas de suas vistas e mapas foram selecionados com o objetivo de problematizar como estes lugares foram representados, por meio de diálogos com outras imagens e discursos sobre São Paulo. Buscou-se pelas maneiras como elas puderam atuar em relação aos modos de ver a cidade naquele período, tendo por hipótese que Jules Martin procurou reforçar uma visão positiva sobre aqueles espaços, diante de um cenário de debates sobre o futuro e o progresso paulista

Abstract: The thesis focuses on images made by Jules Martin, a French lithographer who set up in 1869 one of the first lithographic workshops in São Paulo province. He is most known as an author of projects for São Paulo city, among them Viaduto do Chá, but he worked also as artist and entrepreneur. Initially this thesis investigates the personal and professional trajectory of Jules Martin, in order to outline the ways he worked and the social place of the lithographer there. For this purpose the research used the two albums he organized and local newspapers as primary sources. Through the survey of Jules Martin production irregularly distributed in public and private archives, an iconographic catalogue was organized reproducing pictures and presenting short descriptions of their production and circulations. This catalogue is composed by a diversified set of images, but shows that São Paulo and its modernization were important themes. In this sense, some of the views and maps were selected with the purpose of discussing how these places were represented through the dialogue with other images and discourses about São Paulo. With the hypothesis that Jules Martin attempted to reinforce a positive view about those spaces amid a larger scenario of discussion about the future and progress of São Paulo, this thesis inquires how those images could act in relation to the ways of seeing São Paulo at that time
Subject: Martin, Jules, 1832-1906
Litografia
Cultura visual
Comerciantes - São Paulo (Estado) - Século XIX
Editor: [s.n.]
Citation: LEITE, Mateus Pavan de Moura. Jules Martin, litógrafo: catálogo iconográfico de um comerciante de imagens de São Paulo. 2016. 1 recurso online ( 449 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305059>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leite_MateusPavandeMoura_M.pdf167.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.