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Type: TESE DIGITAL
Title: Desenvolvimento profissional de educadores matemáticos participantes de uma comunidade fronteiriça entre escola e universidade
Title Alternative: Professional development of math educators who are participants in a borderland community between school and university
Author: Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender as experiências de desenvolvimento profissional e a constituição da profissionalidade de educadores matemáticos que participam de uma comunidade fronteiriça, entre escola e Universidade, denominada Grupo de Sábado (GdS). Surgida em 1999, congrega professores, formadores de professores, pesquisadores e futuros professores que se reúnem para investigar e refletir sobre o ensinaraprender matemática. Os textos de campo são constituídos por um diário com notas das reuniões do grupo, materiais publicados sobre e pela comunidade, memórias e transcrições de encontros do grupo e entrevistas com os participantes da pesquisa. A metodologia deste estudo ocorreu com base na pesquisa narrativa, que compreende um processo tridimensional de produção e análise dos textos de campo e de pesquisa, envolvendo temporalidade (diacronia), interações pessoais e sociais e o lugar (cenário) onde se situa o fenômeno a ser investigado e narrado. Para isso, em uma perspectiva diacrônica, a pesquisadora tomou como referência sua própria experiência dentro dessa comunidade e, sobretudo, sua convivência com três de seus participantes, ao longo de oito anos. Para composição dos textos de pesquisa, foram constituídas narrativas das experiências de desenvolvimento profissional e de constituição da profissionalidade dos três participantes do estudo. Essas narrativas foram analisadas com base em três eixos analíticos: 1) mapeamento dos espaços de experiências de desenvolvimento profissional; 2) compreensões sobre as experiências de desenvolvimento profissional em uma comunidade fronteiriça; e 3) reverberações da participação em uma comunidade fronteiriça. Os resultados apontaram para aspectos que são específicos às experiências constituídas em um espaço que não tem a regulação e o controle institucional da escola e da Universidade. Nessa comunidade, os participantes narram suas experiências vividas em diferentes espaços relativos às suas vidas pessoais e profissionais, tecem outras experiências e produzem diferentes compreensões sobre o ensinaraprender matemática. As reverberações decorrentes da participação nessa comunidade fronteiriça se evidenciam, intrinsecamente, nos próprios modos de ser/estar como educadores matemáticos, destacando-se a postura problematizadora e investigativa sobre a própria prática, sobre as políticas públicas que a condicionam e também sobre as possibilidades e os limites dos conhecimentos científicos, curriculares e didáticos pedagógicos tanto da própria escola como de outros contextos. As reverberações extrínsecas são evidenciadas pelas constituições de outras comunidades, pelas sistematizações, teorizações e publicações dos participantes, as quais ajudam a promover mudanças: na prática de ensinaraprender matemática nas escolas, tornando-a mais exploratória, problematizadora e inclusiva, sobretudo para estudantes das escolas públicas; na formação inicial e continuada de professores de matemática, motivando-os a serem estudiosos e investigativos em comunidades docentes; na formação de novos pesquisadores, com destaque para a pesquisa sobre a própria prática

Abstract: This study aims to understand the experience of professional development and the professionalism constitution of math educators who participate in a borderland community, between school and University. The Saturday Group (GdS) emerged in 1999, it congregates teachers, teachers¿ educators, researchers and future teachers that come together to investigate and to think about the mathematics teachinglearning. The field texts are constituted by a diary with notes of the group reunion, published materials about and by the community, memories and transcriptions of group meetings and interviews with the research participants. The methodology of this study is based on the narrative inquiry, which consists of a tridimensional process of production and analysis of the field texts and of the research, involving temporality (diachrony), personal and social interactions and the place (scenery) where is the phenomenon to be investigated and narrated. For this, in a diachronic perspective, the researcher took as reference her own experience inside this community and, above all, her relationship with three of its participants, over eight years. For the composition of the research texts, narratives of the experience of professional development and of professionality constitution of the three participants of the study were constituted. These narratives were analyzed based on three analytical axes: 1) the mapping of spaces of professional development experience; 2) the understandings about the professional development experience in a border community; and 3) reverberation of the participation in a borderland community. The results showed aspects that are specific of experiences constituted in a space that does not have the institutional regulation and control of school and University. In this community, the participants describe their experiences in different spaces in their personal and professional lives, they compose other experiences and produce different understandings about the mathematics teachinglearning. The reverberation resulting from the participation in this borderland community is evidenced, intrinsically, in its owns ways of being as mathematics teachers, detaching the problematical and investigative position about its own practice, about public politics that put it in proper condition, also about the possibilities and the limits of scientific, curricular and pedagogical didactic knowledge in the school and in other contexts as well. The extrinsic repercussions are evidenced by the constitutions of other communities, by the participants¿ systematizations, theorizations and publications, which help to promote the changes: in the practice of mathematics teachinglearning in the schools, becoming more exploratory, problematical and inclusive, above all for students in the public schools; in the initial and continuous training of mathematics teachers, motivating them to be studious and investigative in teaching communities; in the formation of new researchers, highlighting the research about their own practice
Subject: Desenvolvimento profissional
Formação profissional
Educação - Investigação
Aprendizagem docente
Educação matemática
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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