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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O protagonismo de especialistas da educação na política de avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Educação de Campinas
Title Alternative: The leadership of educacional specialists in Campinas' Municipal Teaching Web's participative institucional evaluation policy
Author: Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta, 1973-
Advisor: Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de
Abstract: Resumo: Este estudo analisa o processo de implementação da Política de Avaliação Institucional Participativa (AIP) na Rede Municipal de Ensino de Campinas ¿ SP do ponto de vista dos supervisores educacionais, coordenadores pedagógicos e representantes regionais do Secretário Municipal de Educação que atuam em Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs) localizados nas cinco regiões do município de Campinas. Os princípios da Política de AIP baseiam-se na participação qualificada dos diversos sujeitos envolvidos e a negociação de interesses na busca de um único objetivo comum: a qualidade da escola. Em um contexto mundial de políticas de avaliação voltadas para a lógica empresarial em que a escola e os professores são considerados os únicos responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos, tais políticas baseiam-se em meritocracia e privatização. A proposta de AIP surge como uma das alternativas ao modelo empresarial e tem como foco a atuação protagonista dos sujeitos da comunidade escolar que são considerados os mais qualificados para a avaliação da instituição. Neste estudo busca-se compreender como supervisores, coordenadores pedagógicos e representantes regionais percebem sua responsabilidade e protagonismo no processo de implementação da referida Política de AIP e descrever, a partir de suas impressões, as potências e fragilidades dos seus processos de trabalho tendo em vista o cargo que ocupam e a função que desempenham. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa envolvendo principalmente entrevistas semi-estruturadas com os referidos sujeitos da pesquisa. Utilizou-se a metodologia de categorização, trabalhando com as categorias empíricas e categorias de análise. No processo de análise elegemos duas grandes categorias: participação e protagonismo dos sujeitos dos NAEDs, sob o viés regulatório e contra-regulatório. Os resultados revelam um campo de contradições na atuação dos sujeitos com a função de regular e contra-regular as políticas públicas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, demonstrando fragilidade na ação participativa e protagônica no processo da implementação da Política de AIP. A pesquisa demonstra que a atuação dos sujeitos na política é um campo complexo de tensões e resistências que decorre da formação de cada um e da realidade em que atuam. Palavras-chave: Avaliação Institucional participativa, política pública, regulação, protagonismo dos sujeitos, participação

Abstract: This study examines the process of implementing the policy of Participative Institutional Evaluation (Avaliação Institucional Participativa - AIP) in Campinas' Municipal Teaching Web (Rede Municipal de Ensino de Campinas) according to the point of view of educational supervisors, pedagogical coordinators and of those representing the Municipal Education Secretary, regionally, who act in Decentralised Educative Action Centres (Núcleos de Ação Educativa Descentralizada - NAEDs), located in Campinas' five subdivisions. AIP Policy's principles are based on the qualified participation of several involved subjects and the negotiation of interests in search for one common goal: the quality of schools. In a worldwide context regarding evaluation politics that follows the business logic, which implies that schools, as well as its teachers, are considered the only ones responsible for student's success in obtaining knowledge, politics such as those previously menti oned are based on meritocracy and privatisation. AIP's proposal emerges as an alternative other than the business model and has as its main focus the protagonist action of subjects that take part in the academic community and are considered the most qualified when it comes to evaluating institutions. In this study, the main goal is to understand how supervisors and pedagogical coordinators see and are able to comprehend their responsibility and leadership in the implementation of AIP's Policy and describe, using its impressions, the strengths and weaknesses of its work processes, considering their position and function. This study is about the qualitative nature concerning mainly semistructured interviews with research subjects. The categorisation methodology was used, working with empirical and analysis categories. During the analysis process, two major categories are chosen: participation and NAEDs subjects¿ leadership in a regulatory or non-regulatory environment. The results revealed contradictions of how subjects designated to regulate public policies in the Municipal Education Secretary act, showing si gns of weakness when it comes to act in a participative and leading way in AIP's Policy implementation process. The research shows that the subjects' action according to the policy is a complex web of tensions and resistance, derivated from their individual formation and the reality they act. KEYWORDS: Participative Institutional Evaluation, public policy, regulation, leadership of subjects, participation
Subject: Protagonismo
Avaliação institucional
Políticas públicas
Participação
Editor: [s.n.]
Citation: PENTEADO, Thaís Carvalho Zanchetta. O protagonismo de especialistas da educação na política de avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Educação de Campinas. 2016. 1 recurso online (179 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305044>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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