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Type: TESE DIGITAL
Title: Cenografia do conhecimento : a dimensão estética da escola
Title Alternative: Scenography of knowledge : the aesthetic dimension of school
Author: Giannella, Ester Malka Broner, 1960
Advisor: Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Abstract: Resumo: Este trabalho reúne questões em torno de um campo, em geral, pouco valorizado nas reflexões sobre os problemas da escola ¿ a sua dimensão estética. Enfatiza a experiência estética no processo de aprendizagem, bem como seus desdobramentos na partilha das produções dos alunos com a comunidade nos corredores de escola. Diante de possibilidades de compreensão sobre a identidade de uma escola, o plano técnico-científico referente às grades curriculares, às didáticas e ao controle da aprendizagem quantificada nas avaliações se impõe em suas vitrines, porque assim se crê que atenda de forma mais direta às expectativas externas impostas pelos rankings da Educação. Sabe-se, no entanto, que essas perspectivas tendem à homogeneização de toda forma de produção escolar, gerando rara repercussão na cultura da comunidade, no sentido de pertencimento e identificação de seus atores com os projetos que desenvolvem na escola. O currículo prescrito tem seu devir nas avaliações oficiais e reproduz a afirmativa que a deprecia ¿ "escola é escola em qualquer lugar", afirmação que se populariza e se fortalece como premissa por toda parte. Para compreender de forma mais reflexiva essa máxima tão difundida e reconhecida, "escola é escola em qualquer lugar", na condição de coordenadora pedagógica, pesquisa-se o olhar zeloso e especializado de uma curadoria, entendendo sua natureza como aquela que vê o mundo atravessado por uma visão estética e assim oferece em destaque, tal qual uma cenografia do conhecimento, a expressividade de sua documentação pedagógica, ao expor e partilhar com a comunidade as produções dos alunos. Apreende-se, nessa perspectiva, a potência das inúmeras possibilidades dialógicas entre o projeto pedagógico, o discurso expressivo dos alunos, bem como as formas de recepção pela comunidade

Abstract: This work gathers questions within a field that is often given little value or attention in the reflections about the problems of the school ¿ its aesthetic dimension. In other words, it emphasizes the aesthetic experience in the learning process, as well as its outspreads in the sharing of students¿ productions with the community in the school halls and corridors. In face of the possibilities of understanding of and about the identity of a school, the technical-scientific plan that refers to the curricular framework, the didactics and the control of measurable learning through assessment imposes itself in the school showcases, because it is believed that this way it will more accurately meet the external expectations imposed by the educational rankings. We know, however, that such perspectives tend to homogenize all forms of school production, generating then little repercussion in the culture of the community, for it doesn¿t contribute to the building of the senses of belonging and identification of its actors with the projects developed at school. The prescribed curriculum has its becoming in the official assessment and reproduces the very statement that depreciates it ¿ `a school is a school anywhere¿, an affirmation that becomes a more and more popular and stronger premise everywhere. In order to understand and reflectively examine this widely known and recognized premise, `a school is a school anywhere¿, I stand as a pedagogical coordinator to research about the zealous and specialized look of a curator, understanding its nature as the one that sees the world being crossed by an aesthetic view and therefore highlights the expressivity of its pedagogical documentation as if it were a scenography of knowledge, when exposing the students¿ productions and therefore sharing them with the community. In this perspective, I seize the power of the countless dialogical possibilities between the pedagogical project and the expressive discourse of the students, together with the reception of the work by the community
Subject: Escolas
Estética
Aprendizagem
Cenografia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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