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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: As vivências de educação ambiental nas escolas públicas e as políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação em Santarém, Pará, Brasil
Title Alternative: The experiences of environmental education in public schools and the educational policies of the Municipal Education in Santarém , Pará, Brazil
Author: Santos, Maria Mirtes Cortinhas dos, 1956-
Advisor: Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Abstract: Resumo: As Vivências de educação ambiental nas escolas públicas e as políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação em Santarém, Pará, Brasil é a tese que integra o Programa DINTER (Doutorado Interinstitucional), desenvolvida na Faculdade de Educação (FE), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O objetivo indaga sobre como a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em suas políticas educacionais, atende os preceitos Constitucionais e a legislação específica que direciona a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. Os locais de pesquisa foram: a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMA), a Secretaria do Município de Santarém (SEMMA), a SEMED, seis escolas da rede municipal de ensino. O público alvo, foi dividido em dois grupos: o grupo "A", constituído pelos coordenadores dos núcleos de educação ambiental das SEMAS, SEMED, enquanto o grupo "B" integrou os educadores das escolas (gestores, coordenadores pedagógicos, professores). Os procedimentos metodológicos que embasaram o estudo foram: análise de política, Estudo de Caso e os instrumentos escolhidos: entrevistas semiestruturadas para os sujeitos do grupo "A" e estruturadas para os do grupo "B". A análise documental da Política Nacional de Educação Ambiental, do Código Ambiental de Santarém, da Organização e Estrutura Administrativa do Poder Executivo Municipal de Santarém), dos relatórios de atividades de educação ambiental da Semma e de informações municipais de Santarém, dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas selecionadas e dos polos geradores de educação ambiental do município santareno (a escola da Floresta e do Parque), dos documentos estatísticos da Semed; modelo de análise dos dados advindos dos grupos A e B foram os recursos utilizados. Os dados revelaram que: a) grande maioria dos educadores, não têm conhecimentos do conjunto de normativas e políticas que regulam a educação ambiental nacional , estadual e local; b) os projetos são atividades de educação ambiental mais presentes nos PPP¿s, embora maioritariamente não levaram em conta a interdisciplinaridade e a transversalidade, exceto a escola A1; d) a Semed, desenvolve políticas de educação ambiental para suas escolas, conforme os preceitos constitucionais e legais, porém estas ações consideram-se tímidas; os polos (Escolas do Parque e da Floresta), mesmo que sejam referenciais de políticas públicas para prática de educação ambiental, eles só interagem com as escolas, apenas quando são solicitados; e) que a Região Amazônia é um ambiente natural exuberante, propicio à prática da educação ambiental, entre outros. O desenvolvimento da educação ambiental nas escolas é necessário e urgente, pois poderá contribuir na formação consciente dos alunos sobre o meio ambiente e de todos que integram a comunidade escolar

Abstract: The Experiences of environmental education in public schools and the educational policies of the Municipal Education in Santarém, Pará, Brazil is the thesis that integrates DINTER Program (Inter PhD), developed at the Faculty of Education (FE), the State University of Campinas (Unicamp), in partnership with the Institute of Educational Sciences (ICED), the Federal University of Western Pará (UFOPA). The goal also asks how the City Department of Education (SEMED) in its educational policies, meets the constitutional principles and specific legislation directs the National Policy for Environmental Education in Brazil. The research sites were: the Secretary of the Pará State for the Environment (SEMA), the Secretariat of the Municipality of Santarém (SEMMA), the SEMED six schools municipal schools. The target audience was divided into two groups: Group "A", made up of the coordinators of environmental education centers of SEMAS, SEMED, while the group "B" joined educators from schools (managers, coordinators, teachers). The methodological procedures that supported the study were: policy analysis, case study and the chosen instruments: semi-structured interviews to the subject of group "A" and structured for the "B" group. The documentary analysis of the National Environmental Education Policy, Santarém Environmental Code of Organization and Administrative Structure of the Municipal Executive Branch of Santarém), reports of environmental education activities Semma and municipal information of Santarém, the Pedagogical Political Projects ( PPP) of the selected schools and environmental education generators poles of Santareno municipality (school Forest and Park), statistical documents Semed; analysis model data arising from groups A and B were used resources. The data revealed that: a) the vast majority of educators have no set of regulations of knowledge and policies governing the national environmental education, state and local; b) the projects are environmental education activities more present in PPPs, although mostly did not take into account the interdisciplinary and cross-cutting, except school A1; d) Semed, develops environmental education policies for their schools, according to the constitutional and legal provisions, but these actions are considered to be shy; the poles (Schools Park and Forest), even if they are referential public policy to practice environmental education, only interact with schools, only when requested; e) that the Amazon region is a lush natural environment, conducive to the practice of environmental education, among others. The development of environmental education in schools is necessary and urgent, as this may contribute to the formation of the students conscious about the environment and all that make up the school community
Subject: Educação ambiental
Políticas públicas
Escolas
Prática pedagógica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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