Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305034
Type: TESE DIGITAL
Title: A escola do trabalho : formação humana em Marx
Title Alternative: The school of labor : human formation in Marx
Author: Antunes, Caio Sgarbi, 1978-
Advisor: Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Abstract: Resumo: Marx é certamente um dos pensadores mais influentes da história da humanidade. Abordou, em sua vasta obra, os mais variados "campos" do conhecimento (filosofia, teoria política, economia, arte, psicologia, antropologia, educação). Entretanto, por concebê-los necessariamente articulados à totalidade da realidade objetiva que lhes proporcionou surgimento e existência, Marx não se ocupou de nenhuma formulação que versasse estritamente sobre nenhum destes campos. Por conseguinte, Marx não elaborou nenhum trabalho exclusivamente educacional, tampouco pedagógico, muito embora a educação e a pedagogia ocupem lugar de destacada importância em seu sistema teórico-filosófico. A formulação mais diretamente educacional presente na obra marxiana aponta para um sentido de análises concernentes à educação formal, ou proposituras relativas à instrução escolar. Contudo, tais discussões se ancoram em uma formulação teórica mais ampla e fundamental, posta exatamente em uma teoria da formação humana, da qual a discussão/propositura escolar/pedagógica é uma parte significativamente importante. A presente tese busca analisar justamente esta teoria da formação humana presente na obra marxiana, a partir das profundas e intricadas relações que se estabelecem entre trabalho e formação, tanto do ponto de vista mais abstrato das relações estruturais que unem estas duas categorias, quanto do ponto de vista concreto das formas como o trabalho se organiza e realiza historicamente e suas interferências no processo de formação dos seres humanos. Trata-se de um trabalho teórico, de cunho bibliográfico-histórico e de natureza filosófica realizado por intermédio de um mapeamento das discussões concernentes à formação humana no interior da produção teórica de Karl Marx

Abstract: Marx is perhaps one of the most influential thinkers in human history. He has approached, in his vast work, the various "fields" of knowledge (philosophy, political theory, economics, art, psychology, anthropology, education). However, because of conceiving them necessarily linked to the totality of the objective reality that gave them rise and existence, Marx did not formulate any work that discussed on any of these fields strictly. Therefore, Marx did not elaborate any purely educational work, nor even pedagogical, even though education and pedagogy occupy place of outstanding importance in its theoretical and philosophical system. The more directly educational formulation present in Marx's work points to a sense of analysis concerning formal education or propositions regarding schooling. However, such discussions are anchored in a broader and more fundamental theoretical formulation, set exactly in a theory of human formation, of which the discussion school / pedagogical proposition is a significantly important part. This thesis seeks precisely analyze this theory of human formation in Marxian work, from the deep and intricate relationships established between labor and formation, both more abstract point of view of structural relations that unite these two categories and from the concrete point of view of the ways in which labor is organized historically and its interference in the process of formation of human beings. This is a theoretical, bibliographic-historical and philosophical work conducted through a mapping of the discussions concerning human formation within the theoretical work of Karl Marx
Subject: Marx, Karl, 1818-1883
Trabalho
Formação humana
Alienação (Filosofia)
Educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Antunes_CaioSgarbi_D.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.