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Type: TESE DIGITAL
Title: Cumplicidade e fantasia na composição do trabalho docente : as narrativas pedagógicas no cotidiano escolar
Title Alternative: Complicity and fantasy in the composition of teaching work : pedagogical narratives in the school daily life
Author: Campos, Cristina Maria, 1964-
Advisor: Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Abstract: Resumo: O tema desta tese é o meu trabalho pedagógico como professora alfabetizadora a partir da perspectiva da relação entre a professora e aluno como pessoas que detêm saberes, conhecimentos, que se completam, se ampliam e ganham significados. Relação esta onde a professora reconhece o aluno como produtor de cultura e procura conhecer as culturas da infância. Pressupõe a criança falante, ouve suas necessidades, seus desejos e lhe proporciona o acesso aos seus direito de autoexpressão bem como a uma alfabetização que se processe com alegria, sentidos, como algo que não se faça para a escola e sim para pessoas que se formam, se informam e constroem lugares de ser, fazer e existir no aqui e agora, para que o que se chama futuro não se sobreponha ao que cada um pode oferecer e expressar, no seu tempo e seu pulsar. Aqui se narra a realização desta complexa tarefa de ouvir e falar que se construiu e se constrói através do lúdico com os jogos e brinquedos encontrados na sala e nas brincadeiras propostas. Dentre estas, a construção da fábula que desconstrói as hierarquias, vivendo no interior da sala de aula a fantasia da Prô Robô de Sedna, astro para o qual se transportam professora e alunos enquanto se alfabetizam. O registro de aulas, através de pequenas crônicas, denominadas no Grupo de pesquisa de que faço parte, o GEPEC, de "Pipocas" tomam lugar relevante neste trabalho porque são registros e comentários de acontecimentos aqui recuperados para a construção desta narrativa que envolve a vida encorpada em carne e osso, sangue e pulsão da alegria. De uma narrativa se extraem lições, e aqui se tornaram relevantes o processo de construção de uma cumplicidade com os alunos co-autores de uma com-fabulação que nos fazia ao mesmo tempo alunos/professoras em heróis; esta com-fabulação cria um ambiente alfabetizador distinto dos tradicionais por incluir brinquedos, jardim japonês, descanso em rede e, sobretudo, uma destruição das relações extremamente hierárquicas sempre presentes na escola; por fim, o fato de deixarmos de ser uma turma aleatoriamente constituída pela escola para nos tornarmos um grupo coeso dentro do navio em que viajamos na aquisição da escrita, permite um trabalho coletivo que se individualiza em cada criança como autora de seus textos

Abstract: The theme of this thesis is my pedagogical work as a literacy teacher, from the perspective of the relationship between teacher and student, as people who have knowing, knowledge, that complete and expand themselves and gain meaning. Relationship in which the teacher recognizes the student as a producer of culture and seeks to know the childhood cultures. Assumes the speaker child, hear its needs, its desires and gives it access to its self-expression rights, as well as a literacy that happens with joy, senses, like something that was not made for the school, but for people that build themselves, that inform themselves and build places to be, do and exist in the here and now, for what is called future does not overlay what each one can offer and express in its time and its pulsing. Here is narrated this complex task of listening and speaking what was built and is built through play with games and toys found in the room and in the games proposed. Among these, the construction of the fable that deconstructs the hierarchies, living inside the classroom fantasy the Prô Robot of Sedna, star for which teacher and students transport themselves while alphabetizing. Through small chronicles, called "Popcorn" by the research group that I made part of (GEPEC), the Class records take a relevant place in this work because they are records and comments from events here recovered for the construction of this narrative that involves life full-bodied in the flesh, blood and instinct of joy. Of a narrative from where lessons are extracted, and here became relevant the process of building a complicity with coauthors students with a com-fabulação that made us at the same time students / teachers in to heroes; this com-fabulação creates a distinct traditional literacy environment because it includes toys, a Japanese garden, hammock rest and, above all, the destruction of extremely hierarchical relationships always present at school; Finally, the fact that we let the position of a class randomly made by the school to become a cohesive group inside the ship in which we travel in writing acquisition, allows a collective work that individualizes itself in each child as the author of his texts
Subject: Professores - Educação (Educação permanente)
Aquisição da escrita
Professor pesquisador
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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