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Type: TESE DIGITAL
Title: Gênero na formação de professores/as de Educação Física : da escolha à atuação profissional
Title Alternative: Gender in the formation of teachers in Physical Education : from de choice from their professional performance
Author: Zuzzi, Renata Pascoti, 1977-
Advisor: Camargo, Ana Maria Faccioli de, 1944-
Camargo, Ana Maria Faccioli de
Abstract: Resumo: Esta tese de doutorado trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa cujo problema pesquisado pode ser assim definido: Quais relações existem entre as experiências de gênero - vividas na infância e na Educação Física escolar - e a escolha da profissão? Como essas experiências e as que foram vivenciadas durante a formação superior se apresentam durante a atuação de professores/as de Educação Física? O objetivo geral é analisar até que ponto a Educação Física se relaciona com "ideais" de feminilidade e masculinidade e como isso é perpassado e consolidado na formação familiar, na educação básica e superior. Os objetivos específicos são: averiguar de que maneira esses/as professores/as entrevistados/as vivenciaram e incorporaram a Educação Física em suas histórias; investigar como as construções de gênero e da história da área estão relacionadas com as motivações na escolha do curso; conhecer e relacionar as expectativas de formação com a formação recebida em relação às questões de gênero. Com o propósito de responder tais questionamentos, o referencial teórico deste trabalho foi balizado em pesquisadores/as da área de gênero, em estudiosas/os de gênero na área da Educação Física, da história da Educação Física e da fundamentação e discussão das questões relacionadas a poder, controle, disciplina, saber-poder. Os/As protagonistas foram professores/as de Educação Física da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo-SP. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, com a técnica da História Oral temática. Houve expressivo envolvimento dos/as professores/as entrevistados/as com a área, na condução da escolha da profissão, nas tramas das diferenciações de gênero. As motivações, as expectativas e a identidade com a área foram construídas a partir dos referenciais recebidos e vividos até aquele momento. Este estudo supõe a existência de um círculo vicioso: os/as alunos/as de hoje, constituídos/as dos saberes e dos discursos de suas famílias e de seus/suas professores/as, poderão ser os/as professores/as de amanhã. Se não se avançar na perspectiva de descontruir as normas de gênero na infância, na escola, na formação de professores/as, será difícil encontrar docentes mais críticos e reflexivos, que permitam novos "personagens" em cena no palco da Educação Física, no que diz respeito às questões humanas e sociais

Abstract: This field research analyses the existing relationship between the gender experiences - lived in the childhood and in the physical education class - in relation to career choice? How do these experiences and the ones that were lived whilst acquiring higher education manifest during the acting of physical education teachers? The general objective was to analyse to which point does physical education relate to the "Idea" of femininity and masculinity and how it affects family interactions, their base education and their high level education. The specific objectives are: Analyse in what way these interviewed teachers lived and incorporated the physical education in their history; Investigate how the gender roles and the history of the area are related with the motivations in the choice of the course; Find out and relate the expectations of the formation with the formation recieved in relation to the gender topic. With the purpose of answering such questions, the theoretical references of this project were based off of researchers in the gender area, researchers in the gender area in relation to physical education, in the history of Physical Education the foundation and discussion related to power, control, discipline and knowledge is power. The protagonists were physical education teachers from the public school of a countryside city from the São Paulo state SP. The data was obtained through interviews, with the technique of Oral Thematic Storytelling. There were expressed involvement of the interviewed teachers with the area, in the end career choice and the diferentiation of gender roles. The motivations, the expectations and the knowledge of the area were built upon the the existing experiences lived and recieved up to that point. This study proposes the existance of a vicious cycle: The stundents nowadays, constituted of their family's and their teacher's teachings, could be the teachers of tomorrow. If we don't advance in the perspective of deconstructing the status quo of gender roles in the children's infancy, at school, in the formation of these new teachers, it will be difficult to find teachers that are more critic and reflective, thatwould allow new "Characters" on the scene of Physical Education when it comes to human and social relationships
Subject: Relações de gênero
Escolha da profissão
Educação física
Formação de professores
Professoras - Formação
Identidade
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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