Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305029
Type: TESE DIGITAL
Title: A construção do projeto estético da criança na primeira infância
Title Alternative: The construction of the child's aesthetic project during the early childhood
Author: Franzini, Lucília Helena, 1962-
Advisor: Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Abstract: Resumo: Este estudo constrói-se a partir de meu trabalho como coordenadora de arte que, na interlocução com professores da Educação Infantil e outros profissionais, busca refletir as práticas e os modos de pensar a linguagem das artes visuais. Este trabalho desvela um posicionamento meu frente a essa linguagem; e de maneira mais aberta trato de reencontrar-me com o que vem da criança, da descoberta de suas potencialidades criativas e autônomas. A pesquisa analisa o processo de autoria de quatro crianças, num período que variou de um a dois anos, em uma escola de educação infantil da rede particular de ensino da cidade de São Paulo, chamada Grão de Chão. Para isso escolhi um lugar chamado Mesa de Desenho, onde as crianças desenvolvem a expressividade de forma livre, todos os dias. Esse aspecto do funcionamento da Mesa, com pouca intervenção do professor, foi muito importante para que eu pudesse perceber melhor as marcas de singularidade de cada criança; e se havia um potencial para a construção do projeto estético de cada uma. A partir de observação direta, de imagens e do que foi produzido pelas crianças na Mesa de Desenho, a reflexão aconteceu na interlocução teórica, especialmente a partir da abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty. Meu olhar fixou-se na Mesa; e, no decorrer da investigação, ele foi ampliado, pois as questões abordadas trouxeram outras experiências que, incluídas, produziram outras reflexões. O estudo permitiu a ampliação do conhecimento dos processos autônomos e peculiares das crianças, em arte e em suas infâncias

Abstract: This study's cornerstone is my work as an art coordinator wich, in dialogue with teachers of early childhood education and other professionals, aims to reflect the practices and ways of thinking the Visual Arts language. This work reveals my attitude before this language, and more generally, intends to get me back to what comes from those children, and their creative and autonomous capabilities. The research analyses the authoring process of four children during a period ranging from one to two years, in a kindergarten private school located in São Paulo, named Grão de Chão (Grain). To this end, I chose a particular spot called Drawing Table, where children can freely develop their expressiveness, on daily bases. The teacher's few intervention aspect in the Drawing Table operation was very important for me to perceive and realize the uniqueness of each child, so I could estimate if there was a real potential for the construction of an esthetical project by each child. From the children's observation, from videos and what they produced at the Drawing Table, the reflection took place in a theoretical dialogue, mainly based on the phenomenological perspective of Merleau-Ponty. My observation was fixed on the Table, however during the investigation process it has been expanded, since new issues brought new experiences that, absorbed, were arousing new reflections. The study has permitted an expansion of knowledge about the autonomous and particular processes of children, in arts and in their childhoods
Subject: Arte e educação
Autoria
Estética
Formação de professores
Infância
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Franzini_LuciliaHelena_M.pdf17.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.