Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305028
Type: TESE DIGITAL
Title: A formação do professor aprendiz na prática educativa com adultos : Contribuições do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS
Title Alternative: The apprentice teacher formation in the educational practice whth adults : Contributions of the Education Project of Social integration
Author: Hernandes, Maria Lúcia de Queiroz Guimarães, 1962-
Advisor: Giubilei, Sonia, 1938-
Abstract: Resumo: Esta tese investigou as contribuições do Projeto Educativo de Integração Social (PEIS) para o processo de formação de professores para alunos adultos. Inicialmente fez-se um histórico da formação docente para esse público no Brasil no período de 1920 até a década de 1980, quando teve início o PEIS, cuja descrição faz parte desta tese. O estudo histórico demonstrou que não houve uma preocupação sistemática com a formação do docente desse público, por parte dos órgãos governamentais. Nas Campanhas de Educação de Massa, percebemos que, no tocante a essa formação, algumas instruções para o trabalho docente foram prescritas em manuais. A partir da década de 1980, o estudo voltou-se especificamente para o PEIS, que, diferentemente dos órgãos governamentais, teve uma preocupação com a formação sistematizada para o docente de adultos. A descrição ocorreu desde o período inicial do Projeto até o ano de 2014, em que foram descritos os vários momentos históricos de construção, constituição e desenvolvimento histórico do PEIS. Por fim, apresentam-se as contribuições do Projeto para a formação docente do adulto, tendo como método a pesquisa exploratória e pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores aprendizes que compreendem as várias fases de existência do PEIS. Desse percurso investigativo destacaram-se as seguintes categorias de análise: a formação do professor de adultos na prática, a elaboração do material didático pelo professor e os espaços de formação docente compreendidos como reuniões pedagógicas, reuniões de socialização, oficinas pedagógicas, tema gerador e estudo do meio. A análise dessas categorias evidenciaram que a principal contribuição do PEIS ao processo de formação docente para o aluno adulto é possibilitar que esse professor em formação encontre um "lugar", o "lugar" de professor aprendiz

Abstract: This thesis has investigated the contributions of the Education Project of Social Integration (Projeto Educativo de Integração Social, PEIS) for the teacher training process for adult learners. Initially, it has made up a history of teacher education for this audience in Brazil from 1920 until the 1980s, when PEIS has began, whose description is part of this thesis. The historical study showed that there was no systematic concern related to the training of teachers of this audience from government agencies. In mass education campaigns, we realize that, with respect to such training, some instructions for teaching were prescribed in textbooks. From the 1980s on, the study turned specifically for the PEIS, which unlike the government agencies had a concern about the systematic training for teaching adults. The description took place from the design of the project up to 2014, when the various historical periods of construction, constitution and historical development of PEIS were described. Finally, we present the project contributions to the teacher training of adults, by means of exploratory research and qualitative descriptive study, whose data collection was made through semi-structured interviews with learners teachers who understand the various stages of the existence of PEIS. This investigative journey highlights the following categories of analysis: teacher education of adults in practice, preparation of teaching materials by the teacher and the areas of teacher education understood as pedagogical meetings, socializing meetings, educational workshops, theme generator and study of the environment. The analysis of these categories showed that the PEIS main contribution to the teacher training process for the adult learner is to enable that teacher training find a "place", the "place" of apprentice teacher
Subject: Formação de professores
Educação de adultos
Espaço
Formação docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hernandes_MariaLuciadeQueirozGuimaraes_D.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.