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Type: TESE DIGITAL
Title: Intervenção pedagógica e construção da competência moral em universitários
Title Alternative: Pedagogical intervention and construction of moral on college students
Author: Moraes, Antonio Douglas de, 1971-
Advisor: Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Abstract: Resumo: Estudar a competência do juízo moral em universitários e os efeitos de uma intervenção pedagógica no desenvolvimento da competência moral de um grupo de seminaristas graduandos de Filosofia e Teologia, bem como verificar a influência das variáveis independentes, religião e valores na referida competência é o que esta pesquisa pretende. Esta tese fundamenta-se nos estudos de Psicologia Genética, de valores e da religião. Para responder ao problema desta investigação foi utilizado um modelo de pesquisa quase-experimental. Para tanto foram realizados o pré-teste e o pós-teste com todos os participantes: Grupo Controle - GC (GCT - graduandos de teologia, GCF - graduandos de filosofia) e uma intervenção pedagógica realizada com o Grupo Experimental - GE (seminaristas graduandos dos cursos de filosofia e de teologia que estão se preparando para o sacerdócio). Para a coleta de dados no pré e no pós-teste foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste para avaliar a competência do juízo moral (MCT_xt ), Escala de Crença Pós-Crítica (PCBS) e Questionário de Perfis de Valores (QPV). Os resultados do pré e do pós-teste referentes a todos os sujeitos, com exceção do GE, em sua maioria correspondem ao nível médio de competência do juízo moral, de acordo com o instrumento MCT_xt; na Escala de Crença Pós-Crítica (PCBS) classificam-se no quadrante denominado de Segunda Ingenuidade que inclui a transcendência e interpretação simbólica; no Questionário de Perfis de Valores (QPV) as respostas apresentadas mostram que os valores estão voltados ao poder, autopromoção e interesses individuais. No pós-teste os integrantes do GE apresentaram mudanças significativas no MCT_xt. Quanto ao QPV, o GE apresentou um escore maior na autodeterminação que se relaciona com a autonomia e escore menor nos valores poder e realização relacionados à autopromoção. Constatou-se também que resultados de todos os sujeitos na Escala de Crenças (PCBS), demonstram que o grupo dos alunos do curso de Teologia apresentou maior aceitação da transcendência do que o GE e este maior aceitação da transcendência do que os graduandos de Filosofia. Os resultados do pós-teste evidenciam que os participantes do GE apresentaram progresso significativo em relação a todos os aspectos avaliados. Tanto a análise quantitativa como a análise qualitativa comprovam a eficácia da Intervenção Pedagógica

Abstract: To study the competence of moral judgment on college students and the effects of a pedagogical intervention in the development of moral competence in a group of seminarians students of philosophy and theology, as well as to check the influence of independent variables, religion and values in that competence is what is meant by this research. This thesis is based upon studies of Genetic Psychology and Psychology of values and religion. To address the problem of this research a quasi-experimental research model was used. In order to perform this, the pre-test and the post-test was applied to all participants: the Control Group - CG (TCG - theologians' control group, PCG - philosophers' control group) and a pedagogical intervention was performed with the Experimental Group - EG (seminarians students of philosophy and theology that are preparing themselves for priesthood). For the data collection in the pre- and post-test the following instruments were used: Moral Judgment Competence Test (MCT_xt), Post-Critical Belief Scale (PCBS), and Values Profile Questionnaire (VPQ). The results found both in the pre-test and in the post-test concerning all subjects, excepting the EG, are located mostly in the average level of competence of moral judgment according to the MCT_tx instrument; in the Post-Critical Belief Scale (PCBS) they are classified within the quadrant named Second Ingenuity, including transcendence and symbolic interpretation; in the Values Profile Questionnaire (VPQ) the responses show that the values are turned to power, self-promotion and individual interests. In the post-test the EG members presented significant changes regarding the MCT_xt. As for the QVP, the EG presented a higher score in the self determination which relates to autonomy and a lower score in the values power and realization which relates to self promotion. It was also found that results of all subjects in the Belief Scale (PCBS), show that the group of Theology graduate students showed greater acceptance of transcendence than the EG, and the EG showed greater acceptance of transcendence than Philosophy graduate students. The post-test results showed that participants in the EG had significant progress on all evaluated aspects. Both quantitative analysis and qualitative analysis prove the effectiveness of the Pedagogical Intervention
Subject: Intervenção pedagogica
Desenvolvimento moral
Teologia
Valores
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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