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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estatuto ontológico e função educativa das imagens em Platão
Title Alternative: Ontological statute and educational function of the images in Plato
Author: Alves, Daniel Figueiras, 1983-
Advisor: Rodrigo, Lidia Maria, 1949-
Abstract: Resumo: A problemática inicial, que originou boa parte das inquietações presentes nesta Tese, pode ser sintetizada pela seguinte pergunta: de que modo as imagens seriam capazes de nos educar? Para respondê-la, contudo, é necessário darmos um passo atrás, isto é, retornarmos às bases que sustentariam a solução dessa questão. Tomamos Platão como referencial teórico para nossa discussão, a qual fora organizada em três capítulos. O primeiro deles pretende situar a educação pelas imagens dentro de um percurso educativo, ilustrado na República, de modo que as imagens, devido ao seu caráter sensível e estético, consistem a etapa inicial. O segundo capítulo dedica-se ao exame do estatuto ontológico das imagens sob três abordagens ou modos: de imitação, de conhecimento e de moralização. As imagens, sendo representações sensíveis dos objetos inteligíveis, estão mais próximas da verdade e das Formas do Bem, esse aspecto se verifica quanto mais simétricas elas se encontram em relação a tais objetos. O terceiro e último capítulo visa apresentar o modo pelo qual as imagens são capazes de incutir ou extrair da alma determinada moralidade, orientando esta para uma boa e correta conduta em benefício do Estado

Abstract: The initial problem of the discussing issues in this thesis can be summarized in the following question: how could images educate us? To answer it, however, it is necessary to take a step back, which is to return to the roots that sustain the solution of this question. This thesis is based on Plato¿s theoretical framework, which is being divided into three chapters. The first chapter inserts the education through the images within an educational route, which is illustrated in the Republic. Images due to its sensitive and aesthetic character mark the initial stage of this route. The second chapter is dedicated to the examination of the ontological statute of images in three approaches or ways: imitation, knowledge and moralization. The images, which are sensitive representations of intelligible objects, are closer to the truth and the Form of the Good when more symmetrical these objects. The third chapter shows how images are able to introduce or extract the moral virtues in the soul. These images guide the soul to good and proper conduct to the State
Subject: Platão
Educação
Imagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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