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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A paisagem educativa : um estudo comparativo sobre a paisagem no contexto do patrimônio cultural rural paulista
Title Alternative: The educational landscape : a comparative study on landscape observation in the context of the cultural heritage of the rural areas of the state of Sao Paulo, Brazil
Author: Graziano, Andre Tostes, 1976
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Abstract: Resumo: O tema desta pesquisa de doutorado trata da utilização da leitura de paisagens como ferramenta educativa no contexto do patrimônio cultural rural representado pelas fazendas históricas paulistas. Considera-se que o município educa e que o turismo e atividades/programas educacionais ligados ao meio ambiente e ao patrimônio são relevantes para permitir e/ou habilitar diferentes observadores, proprietários ou visitantes, a fazer leituras circunstanciadas das paisagens selecionadas. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de multicasos comparados das paisagens de três fazendas históricas participantes do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas/FAPESP ¿ Patrimônio Cultural Rural Paulista, a partir do conteúdo dos depoimentos registrados e de imagens selecionadas pelo público entrevistado, utilizando-se a metodologia da História Oral. Busca-se aferir entre os entrevistados aspectos relativos à percepção, descrição, reflexão e à reconstrução das paisagens, que se diferenciam em função das características pessoais e trajetórias de vida dos entrevistados, da frequência de contato com a fazenda e da existência de ações educativas e atividades turísticas desenvolvidas nas propriedades. O referencial teórico da pesquisa está relacionado à paisagem, ao turismo e à educação, em interface com o patrimônio cultural rural, cuja ancoragem é Tuan, Besse, Magalhães, Barreto, Trilla, Simson, Libâneo, Garcia entre outros. Constata-se que a percepção da paisagem pelos entrevistados está vinculada ao tempo/qualidade da experiência, às atividades/percursos realizados e à sua respectiva apropriação, concorrendo para tanto os elementos patrimoniais de cada fazenda, sendo que as ações educativas não-formais são significativas na reconstrução idealizada da paisagem visitada. Justifica-se a pertinência desta pesquisa pela discussão da leitura da paisagem como uma ferramenta de análise sociocultural, associada às ações de Turismo e de Educação. Constitui-se ainda registro inédito do posicionamento de proprietários das fazendas históricas paulistas e dos visitantes que têm o patrimônio cultural rural e sua paisagem respectiva como objeto de interesse turístico, de experiências de lazer, saúde, conhecimento histórico e de formação cultural

Abstract: The theme of this doctoral research is the use of landscape observation as an educational tool in the context of rural cultural heritage represented by the historical farms of the State of São Paulo, Brazil. It is considered that the municipalities can educate the public, and that tourism activities and educational programs related to the environment and heritage of those farms are important to allow different observers (farm owners, visitors) to make detailed readings of selected landscapes. The objective of this study is to develop an analysis of multiple cases, comparing landscapes of three historical farms participating in the Research Program in Public Policy / FAPESP - Rural Heritage Paulista. The analysis will be based on the recorded statements and images selected by responders, using the methodology of Oral History. The analysis will seek to identify, amongst the answers given by respondents, patterns of perception, description, reflection and reconstruction of landscapes. These are expected to differ according to the personal characteristics and life trajectories of respondents, the frequency of contact with the farm and the existence of educational and tourist activities on the properties. The research¿s theoretical framework is related to landscape, tourism and education interfacing in the rural cultural heritage environment, and is based on Tuan, Besse, Magalhães, Barreto, Trilla, Simson, Libâneo, Garcia, and others. The perception of landscapes by respondents seems to be linked to the time and quality of the experiences, to the activities carried out, the pathways utilized, and how participants internalize such experiences. The heritage elements of each farm, as well as non-formal educational activities, seem to be significant in the idealized reconstruction of the visited landscape. The relevance of this research is justified by the analysis of the landscape as a tool for sociocultural research, linked to the actions of Tourism and Education. It will call the attention to the way farm owners and visitors perceive those historical farms, their rural cultural heritage and also their respective landscapes, as objects of tourism interest, leisure experiences, health, historical knowledge and cultural background
Subject: Educação não-formal
Fazendas - História
História oral
Turismo cultural
Educação patrimonial
Editor: [s.n.]
Citation: GRAZIANO, Andre Tostes. A paisagem educativa: um estudo comparativo sobre a paisagem no contexto do patrimônio cultural rural paulista. 2016. 1 recurso online ( 392 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305017>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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