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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Trabalho docente no ensino superior : uma análise das políticas retribuitórias e seus efeitos
Title Alternative: Teaching work in higher education : an analysis of recompensed policies and their effects
Author: Rodrigues Filho, José Alberto Florentino, 1964-
Advisor: Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa analisa o Trabalho Docente no Ensino Superior a partir de suas Políticas Retribuitórias com o objetivo de identificar e caracterizar os possíveis efeitos que tais políticas produzem no cotidiano desta ocupação tanto na sua dimensão individual como institucional. A ótica da análise de políticas focaliza o processo de (re) configuração e implementação das políticas de avaliação e remuneração para o trabalho docente. Recupera-se o conceito de Trabalho Docente no ensino superior como a especificidade de um conjunto de atividades, afazeres inerentes ao exercício do magistério, regulada por normas e políticas que configuram sua atuação individual e institucional. No complexo cenário da organização acadêmica do ensino superior no Brasil, a pesquisa apresenta o tratamento que, no âmbito público e privado, é dado pelas políticas retribuitórias ao Trabalho Docente e como se materializam nos seus respectivos planos de carreira. Estudam-se os imperativos legais da política e como eles demarcam as relações de trabalho entre as instituições de ensino superior e os docentes assim também como a capacidade dos planos de carreira em atingir seus objetivos declarados. Incorpora-se à análise de política, como instrumento de aferição, a utilização de modelos quantitativos de dados desenhados especificamente para o tratamento de dados obtidos através do Censo de Ensino Superior do ano de 2013 elaborado pelo INEP/MEC e da Relação Anual de Informações Sociais RAIS do ano de 2013. Os resultados permitem revelar que os planos de carreira docente para instituições públicas de ensino superior têm assegurado condições de manutenção e promoção/progressão dos docentes, enquanto os planos de carreira docente nas instituições de ensino superior privadas têm dificuldades de preservação do seu corpo docente e ainda nestas instituições não se pode aferir se há proximidade entre o "previsto/declarado" e o efetivamente "praticado"

Abstract: This research analyzes the Teaching Work in Higher Education from Recompensed Policies in order to identify and characterize the potential effects that such policies have on the daily life of this occupation both in its individual and institutional dimension. The perspective of policy analysis focuses on the process of (re) configuration and implementation of assessment policies and remuneration for the teaching work. Recovers the concept of Teaching Work in higher education as the specificity of a set of activities, chores inherent in the practice of teaching, regulated by rules and policies that shape their individual and institutional action. In the complex scenario of academic organization of higher education in Brazil, the research shows the treatment that, in the public and private spheres, is calculated by recompensed policies to Teaching Work and how to materialize in their respective career paths. Are studied the legal imperatives of the policy and how they demarcate the working relationships between higher education institutions and professors so as the ability of career paths in achieving their stated objectives. Is incorporated to the political analysis as measurement instrument, using quantitative data models designed specifically for the treatment of data obtained through the Higher Education Census 2013 prepared by the INEP / MEC and the Annual Social Information RAIS of year 2013. The results allow us reveal that the teaching career plans for public institutions of higher education have ensured conditions of maintenance and promotion / progression of professors, while the plans of teaching career in private higher education institutions have preservation difficulties of its faculty and even these institutions can not assess if there is proximity between the "expected / declared" and actually "practiced"
Subject: Políticas públicas
Ensino superior
Trabalho docente
Carreira docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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