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Type: TESE DIGITAL
Title: Diálogo entre neurociências e a perspectiva histórico-cultural : as funções executivas na educação infantil
Title Alternative: Approaching neurosciences and cultural-historical perspective : the executive functions in early childhood education
Author: Costa, Sandra Regina Dias da, 1959
Advisor: Banks-Leite, Luci, 1944-
Abstract: Resumo: A pesquisa teve como foco central investigar o desenvolvimento do controle inibitório e do autocontrole, entendidos como uma dimensão das Funções Executivas, a partir do olhar para a prática pedagógica cotidiana da Educação Infantil, sob a perspectiva histórico-cultural. Buscou-se, nessa abordagem teórica, fundamentos para se reconhecer indícios do desenvolvimento do controle inibitório e do autocontrole, a partir de sua relação com outras funções mentais superiores, especialmente a atenção focada e a linguagem. Organizou-se a tese em duas partes: a primeira contemplando a revisão bibliográfica e a segunda com um estudo empírico orientado pela abordagem histórico-cultural, tendo como pressuposto a origem social das funções psíquicas a partir do caráter mediado da atividade humana. Para tanto, propôs-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo-participativo, adotando como metodologia a análise de processos interativos ocorridos no cotidiano da sala de aula; seguindo os pressupostos da Psicologia histórico-cultural, elegeu-se a videografia e a observação participante como instrumentos para coleta das informações. Adotou-se como eixo norteador da análise dessas situações de interação das crianças entre elas e delas com os adultos, a busca de indícios que apontassem para a compreensão dos processos mentais decorrentes de um sistema funcional complexo operando em concerto; para tanto, recorreu-se às estratégias metodológicas propostas pelo programa Tools - uso de mediadores, linguagem, atividade compartilhada e brincadeira. Os três episódios sugeriram indícios do desenvolvimento do controle inibitório e do autocontrole, contudo, nem sempre decorrentes da utilização de estratégias mais adequadas no sentido de promove-la. Uma das crianças demonstrou comportamento bastante distinto em dois episódios, evidenciando o quanto o uso de estratégias adequadas contribuem para o desenvolvimento dessa função, ou em caso contrário podem constrange-lo. Os episódios evidenciaram, ainda, um fazer pedagógico com o objetivo principal de proporcionar algumas noções e conteúdos enfocando muito mais o resultado do que o processo. Neste sentido, planeja-se sem considerar o quanto a prática pedagógica e os processos interativos dela decorrentes são fundamentais para o desenvolvimento das funções mentais superiores nas crianças e executa-se reproduzindo práticas cristalizadas historicamente. Reconheceu-se, portanto, problemas cruciais do campo educacional a serem revisitados, refletidos, reformulados. O conhecimento neurocientífico pode contribuir para isso, contudo, além de demandar um profissional cientificamente instruído, exige mais que uma postura receptiva do educador a prescrições voltadas a responder questões próprias da educação. Essas precisam ser pensadas sob o ponto de vista pedagógico a partir do conhecimento que lhe permita compreender a complexidade humana em todas as suas dimensões e sua relação com a capacidade de aprender e ensinar. Assim, o estudo empírico, mais que identificar indícios do desenvolvimento do controle inibitório e do autocontrole nas crianças, possibilitou levantar questões que se apresentam a partir do reconhecimento da origem social das funções mentais superiores ancorada no substrato biológico e sua relação com os processos interativos na Educação Infantil, levando em conta para as contribuições da perspectiva histórico-cultural na compreensão desses

Abstract: The present study had as its central focus, investigate the development of inhibitory control and self-control, understood as a dimension of executive functions, from at the pedagogical practice of early childhood education, from the cultural-historical perspective. The author considers that this theoretical approach could ground to recognize signs of the development of inhibitory control and self-control, from its relation to other higher mental functions, especially the focused attention and language. The thesis was organized in two parts: the first one covering the literature review, and the second one with an empirical study guided by the historical-cultural approach, taking for granted the social background of the psychic functions from the mediated human activity character. Therefore, it was proposed a qualitative approach, it was adopted as methodology the analysis of interactive processes occurring in the classroom everyday; following the assumptions of historical-cultural psychology, it was elected as instruments for data collect, the videography and the participant observation. It was adopted as a guideline of the analysis of these situations of interaction of children among them and holding adults, the search for clues that pointed to the understanding of mental processes as result of a complex functional system that operates in concert; thus, it used the methodological strategies proposed by Tools project - the use of mediators, language, shared activity and play. The three episodes provided evidence of development of inhibitory control and self-control in some children, however, not always from the use of more appropriate strategies to promote it. One of the children showed quite different behavior in two episodes, showing how the use of appropriate strategies contributes to the development of this function, or, otherwise, can constrain it. The episodes also showed a pedagogical practice with the main objective of providing some knowledge and content focusing much more on the result than on the process. In this way, it is forgot searching to understand how their mental operations are taking place, and then it is planned without considering them and it is made reproducing old practices. It was recognized, therefore, crucial problems of the educational field to be reflected and reformulated. The neuroscientific knowledgement can contribute to this; however, it requires a scientifically educated professional and a receptive posture of the educator that should make prescriptions aimed to answer questions themselves of education. These need to be thought under the pedagogical point of view from the knowledgement that enables it to understand human complexity in all its dimensions and its relation to the ability to learn and teach. Thus, the empirical study, more than identify evidence of the development of inhibitory control and self-control in children, enabled to raise questions that arise from the recognition of the social origin of higher mental functions anchored in the biological substrate and its relationship with the interactive processes in Childhood Education, considering to the contributions of historical-cultural perspective in understanding of these
Subject: Neurociências
Função executiva
Educação de crianças
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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