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Type: TESE DIGITAL
Title: O ensino de língua em acontecimento : limites e possibilidades para o ensino de Português, no ciclo 3, na rede pública municipal de Campinas/SP
Title Alternative: Language teaching in moviment : the limits and possibilities for teaching Portuguese, in the third cycle, in the municipal public school network in Campinas/SP
Author: Manini, Daniela, 1974-
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: O principal objetivo desta tese é analisar os limites e as possibilidades do ensino de Português, na rede pública municipal de Campinas, considerando a implantação do sistema de ensino por ciclos (2006) e a divulgação das diretrizes curriculares municipais (2010). Transcrições e descrições analíticas dos contextos da sala de aula, espaços nos quais a pesquisadora atua como professora, em três turmas do ciclo 3, são tomadas como material empírico a ser analisado. Teoria e prática, contexto escolar e políticas públicas articulam-se em função do trabalho de ensino e pesquisa da professora-pesquisadora. Conhecimentos das áreas de Política, Sociologia, Economia, Psicologia, História, Antropologia e Filosofia da Linguagem serviram de aporte teórico para refletir sobre o objetivo geral da pesquisa. Além disso, a perspectiva histórico-cultural foi a base teórico-metodológica para a construção e a análise dos dados, a partir das várias formas de registro da vivência. O foco analítico está colocado nas interações em aula, sendo que esta é considerada em seu acontecimento. As análises dão visibilidade às relações professora ? alunos ? alunos, via objetos de conhecimento, pondo em relevo a diversidade dos grupos de alunos, a instituição escolar e sua cultura, a profusão de discursos e normatizações sobre o ensino de língua

Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the conditions of Portuguese teaching in the municipal public education network of Campinas, Brazil, taking into account the cycle teaching system (2006) implementation and the disclosure of municipal curriculum guidelines (2010). Analytical transcriptions and descriptions of classroom contexts, spaces where the investigator works as a teacher in three cycle-3-classes, are taken as empirical material to be analyzed. Theory and practice, school context and public policies, are associated due to the teaching and researching work done by the investigator professor. The historical-cultural perspective is the theoretical-methodological basis for data development and analysis from several forms of experience register. The analytical focus is placed on class interactions, which is considered in its occurrence. The analyses provide visibility to the relations between professor ? students ? students through knowledge objects, highlighting the diversity of student groups, the school institution and its culture, the profusion of speeches, and the language teaching normalizations
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Professor pesquisador
Ciclos de aprendizagem
Diretrizes curriculares
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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