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Type: TESE DIGITAL
Title: Dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar : análise das práticas de uma escola pública
Title Alternative: Learning difficulties at school routine : analysis of a public school's practices
Author: Moraes, Fabiana Aparecida de, 1983-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa realizada em uma escola pública municipal na cidade de São Paulo, teve como alvo de investigação os alunos considerados com dificuldades de aprendizagem no processo de escolarização. Os estudos sobre as dificuldades de aprendizagem têm ganhado espaço nas discussões educacionais, uma vez que permanecendo à margem do processo de escolarização, a aprendizagem destes alunos não tem sido garantida. Percebe-se que as causas das chamadas dificuldades de aprendizagem têm sido centradas no aluno, de forma individual, sem considerar, desta forma, os fatores internos e externos à escola. Junto a isso, esses alunos têm sido, frequentemente, encaminhados por seus professores para profissionais, em geral da área da saúde, como forma de diagnosticar alguma doença ou limitação. Nota-se que tais práticas têm servido para isentar a escola de sua devida função e responsabilidades, sendo o aluno culpabilizado pelo não aprender. É com base neste contexto que esta pesquisa se desenvolve. Na busca por identificar os fatores que contribuem ou dificultam o atendimento destes alunos na escola, optou-se pela pesquisa etnográfica, na qual foi possível realizar uma inserção no cotidiano escolar como forma de acompanhar as formas de organização da instituição para melhor compreender as relações estabelecidas, as ações realizadas, assim como o atendimento que vem sendo dado a esses alunos. Além disso, foram realizadas observações e entrevistas com gestores, professores e alunos participantes do reforço escolar. A análise dos dados adquiridos possibilitou identificar fatores que contribuíam e que dificultavam o atendimento desses alunos no que tange o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, conclui-se que foi possível identificar algumas práticas satisfatórias no atendimento dos alunos considerados com dificuldades de aprendizagem, porém, fatores de diversas naturezas tem impossibilitado que a escola realize com estes alunos um atendimento mais efetivo e de melhor qualidade

Abstract: The current research realized in a public school of São Paulo city, had as investigation target students considered in learning difficulty at the schooling process. The studies about learning difficulty have been conquering space on educational debates, since keeping themselves on the edge of schooling process, the learning process of those students is not being guaranteed. It can be seen that the called learning difficulty have been centered on the student, in an individual manner, not considering, this way, internal and external school factors. Next to it, those students have been frequently sent by their teachers to professionals, in health area generally, as a way to diagnose some sort of disease or limitation. It can be noticed that such practices have served to exempt the school from its proper function and responsibilities, being the student the guilty one for not learning. It is based on this context that this research develops. Aiming on identifying the factors contributing or complicating the attendance of these students at school, it was chosen the ethnographic research, in which it was possible to get inserted on the school daily, as a way to follow the organization ways of the school to better comprehend the established relationships, the performed actions, as well as the attendance being given to these students. Furthermore, observations and interviews with managers, teachers and students of the reinforcement were done. The analysis of the acquired data made it possible to identify the contributing and complicating factors for the student attendance, regarding the teaching and learning process. This way, it could be concluded that it was possible to identify some satisfying practices on the attendance of the students considered in learning difficulty, however, factors of several natures have impossibilited the school to do with these students, a more effective and of best quality attendance
Subject: Dificuldade de aprendizagem
Reforço escolar
Mediação pedagógica
Escolas públicas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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