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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A resistência de uma escola : as interações dos discursos pedagógicos na arquitetura do Grupo Escolar da Vila Castelo Branco
Title Alternative: The resistance of a school : the interactions of the pedagogical discourse in architecture of Group School Vila Castelo Branco
Author: Silva, Rayane Jéssica Aranha da, 1989-
Advisor: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Martins, Maria do Carmo, 1945-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa toma como objetos de estudo o Grupo Escolar da Vila Castelo Branco e sua arquitetura escolar, bem como as modificações estruturais e organizacionais nela ocorridas por intermédio das relações e interações dos discursos pedagógicos e a prática escolar no período de 1967 a 2010. A instituição ora investigada tem seu projeto e construção datados no final da década de 1960. Nesse sentido, a análise da trajetória da instituição e sua arquitetura nos permite narrar as reorganizações e modificações ocorridas em seu interior a partir das interferências e alterações das políticas educacionais em curso no país desde o período da ditadura militar até a sua municipalização. A partir da análise documental, a pesquisa apreendeu as relações existentes entre as permanências e rupturas na arquitetura da escola na relação com a prática escolar e cotidiano da instituição, o que evidenciou a íntima relação da materialidade da arquitetura escolar na conformação da educação empreendida nos discursos pedagógicos de cada período

Abstract: This research is the School Group study objects from Vila Castelo Branco and his school architecture as well as the structural and organizational changes it occurred through the relationships and interactions of the pedagogical discourse and school practice in the period from 1967 to 2010. The institution investigated its design and construction dated in the late 1960s this sense, the analysis of their school architecture and history allows us to narrate the reorganizations and changes occurring within it from interference and changes in current educational policy in the country from the period of military dictatorship to its municipalization. From the documentary analysis, research seized the relationship between the continuities and breaks in the school of architecture in relation to school practice and daily life of the institution, which showed the close relationship of school architecture materiality in shaping undertaken education in speeches teaching of each period
Subject: Arquitetura escolar
Ditadura - Brasil
Educação pública
Política educacional
Escolas - História
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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