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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Modelagem de pneumático de motocicleta para análise de conforto vibracional dos ocupantes
Title Alternative: Motorcycle vehicle and tire modeling for ride comfort analysis
Author: Vallim, Matheus de Barros, 1991-
Advisor: Santos, José Maria Campos dos, 1953-
Abstract: Resumo: Os fabricantes de veículos, preocupados com o conforto dos passageiros, têm buscado atenuar os ruídos e vibrações transmitidos aos ocupantes, principalmente aqueles provenientes de sistemas como direção (carros) e guidão (motocicletas), além do escapamento e motor. Um mecanismo importante nesse conjunto são os pneus, que, em geral, amortecem as vibrações. No entanto, suas desuniformidades podem provocar forças dinâmicas que, ao agir na suspensão, provocam vibrações e afetam o conforto. Esse trabalho consiste na análise do conforto vibracional em motocicletas. Um modelo analítico de motocicleta é desenvolvido baseado em corpos rígidos, conectados por elementos de amortecimento e de rigidez. Em sequência, investiga-se um modelo analítico de pneu com diferentes tipos de desuniformidades de processo. O modelo consiste de um anel rígido conectado à um disco através de molas e amortecedores. Ambos os modelos são então combinados em uma única representação do conjunto pneu-motocicleta, totalizando dez graus de liberdade. O conforto é analisado com base em limites de vibrações propostos por uma norma ISO. Por fim, simulações do modelo são comparadas com testes experimentais para verificar a sua funcionalidade

Abstract: The ride comfort in vehicles has been leading vehicle manufactures to try to reduce noise and vibrations transmitted to the occupants. Steering system (cars), handlebar (motorcycles), exhaust system and engine are the most important source of vibrations in vehicles. However, pneumatic tires are also a significant mechanism of generation of vibrations, because tire non-uniformities can induce to varying forces and cause discomfort. This work aims to analyze the motorcycle ride comfort. A motorcycle analytical model is developed based on rigid bodies, connected by stiffness and damper elements. After, a tire analytical model is investigated with different types of non-uniformities. This model consists of a rigid ring connected to a disc with springs and damping. Both models are therefore assembled and a ten-degrees-of-freedom motorcycle model is obtained. Ride comfort is analyzed with vibration comfort limits proposed by an ISO standard. Finally, simulations of motorcycle analytical model are compared with experimental tests
Subject: Pneus
Motocicletas
Vibração
Conforto humano
Editor: [s.n.]
Citation: VALLIM, Matheus de Barros. Modelagem de pneumático de motocicleta para análise de conforto vibracional dos ocupantes. 2015. 1 recurso online ( 90 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304928>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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