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Type: TESE DIGITAL
Title: As concepções alternativas em exames de larga escala : uma análise das questões de biologia do ENEM
Title Alternative: The alternative conception in large escale test : an analisys of ENEM biology questions
Author: Brito, Bruna Ricci de, 1986-
Advisor: Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Abstract: Resumo: As Avaliações permeiam diversos métodos de ensino constituindo-se em um vasto campo de estudo. No Brasil, a década de 1990 é marcada pelo surgimento de programas de avaliação em larga escala que objetivam acompanhar a evolução do coletivo discente e fornecer informações periódicas abrangentes do sistema educacional. Dentre os programas de avaliação destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que atualmente está vinculado a programas governamentais e ao acesso ao nível superior de ensino. Devido à crescente importância nacional, estudos relativos à constituição dos itens que compõem este exame tornam-se necessários para que haja um contínuo aperfeiçoamento dos processos seletivos aos quais o ENEM está vinculado. Nesta perspectiva analisamos as características dos itens pertencentes ao componente curricular Biologia presentes nas provas de Ciências da Natureza do ENEM aplicadas em 2011 e 2012. Este trabalho tem como objetivo verificar os fatores que influenciam o desempenho nos itens de Biologia. Para tanto, através de ferramentas estatísticas, mensurou-se a influência das variáveis gênero, renda e origem escolar no desempenho dos participantes que declararam concluir o Ensino Médio no ano de aplicação do exame. Simultaneamente, voltamos nosso olhar para a presença de Concepções Alternativas (CA) na formulação dos item, seu impacto no desempenho destes participantes e correlacionamos com a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. Os resultados revelam que o desempenho nos itens de Biologia não é afetado pelo gênero declarado. Contudo, as variáveis renda e origem escolar exercem grande influência. Independentemente da origem escolar, a presença de CA na elaboração dos itens afeta negativamente o desempenho sugerindo que, no Brasil, há lacunas no processo aprendizagem significativa dos conceitos científicos e que o desempenho dos participantes analisados está muito aquém do esperado para alunos em vias de concluir a escolaridade básica

Abstract: In Brazil, the 1990s is characterized by the emergence of several large-scale assessments. The data obtained from these assessments may provide regular and comprehensive information regarding the performance of Brazilian students. Among these assessments we highlight the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) that currently is linked to government programs and possibility of admission to universities. Due to the growing national significance, studies concerning the constitution of the items that comprise this test have become necessary to allow for a continuous improvement of selection processes linked to ENEM. From this perspective, we analyze the items pertaining to the curricular component Biology (editions 2011 and 2012) in order to determine which factors can influence the performance of the participants. For this analysis, we use statistical tools to measure the influence of the variables gender, family income and school origin in the performance of participants who reported completing high school in the application year of the exam. Concurrently, we turn our attention to the existence of alternative conceptions (AC) in the formulation of the items. We analised influences on student performance and correlated them with the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel. The results reveal that performance in Biology items are not affected by the gender declared by the candidate. However, the variables income and school origin wield great influence. Regardless of the school origin, the presence of alternative conception in the constitution of the items has negative effects on student performance suggesting that in Brazil there are gaps in meaningful learning process of scientific concepts and the performance of the participants analyzed is far below expectations for students are finishing their basic studies
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Avaliação educacional
Biologia
Aprendizagem significativa
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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