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Type: TESE DIGITAL
Title: Os jogos digitais vistos pelo jogador : análise de aspectos narrativos = Digital games viewed by the player : analysis of narrative aspects
Title Alternative: Digital games viewed by the player : analysis of narrative aspects
Author: Martinelli, Felipe Orsini, 1990-
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: O presente estudo visa analisar a interpretação de usuários de jogos digitais sobre a narrativa existente em tal meio, procurando entender como os jogadores compreendem esta narrativa. O objetivo foi alcançado por meio de amplo estudo de conceitos da área de Game Studies, narrativas e da área de narrativas em mídias digitais interativas. Foram tratados os principais autores dessas áreas. Além disso, foram amplamente analisados os principais conceitos sobre narrativa nos jogos digitais: narrativas expressivas, impositivas, emergentes, progressivas, emolduradas, embutidas e ludonarrativas. Além da pesquisa teórica a respeito das áreas já apontadas, foi realizada pesquisa de campo com usuários de jogos eletrônicos sobre as possíveis interpretações de narrativas em videogames e diferentes maneiras de se jogar. A pesquisa de campo foi feita com o uso de questionários distribuídos pela Internet, e analisou dois jogos: Every Day the Same Dream e The Company of Myself. As respostas coletadas foram analisadas com o auxílio do software de Análise Estatística Implicativa CHIC. Foi concluído que os jogos digitais podem oferecer diferentes maneiras de se entender a narrativa, o que faz com que os jogadores possam ter diferentes experiências narrativas em um mesmo jogo digital, além das mudanças originadas da visão subjetiva que cada jogador traz de sua experiência de vida e visão de mundo

Abstract: This study aims to analyze users¿ interpretation of videogames in order to understand how players comprehend the videogame narrative. This goal was achieved through an extensive investigation of the leading authors in the field of Game Studies, narratives, and the field of narratives in interactive digital media. More specifically, the main concepts of narrative in videogames were analyzed such as expressive narrative, impositional narrative, emergent narrative, progressive narrative, frame narrative, embedded narrative, and ludonarrative. In addition to the theoretical research, a field research was developed with videogame users about the possible interpretations of videogame narratives and the different ways of playing games. The field research used questionnaires which were shared through the Internet, based on the analysis of two games: Every Day the Same Dream and The Company of Myself. The collected answers were analyzed using the software, Implicative Statistic Analysis, CHIC. The study concluded that videogames can offer multiple interpretations of the narrative, which gives players the possibility to experience the same game narrative in different ways. In addition, players are able to bring their own subjective view framed by their life experiences and their world view
Subject: Jogos eletrônicos
Video games
Narrativa (Retórica)
Interação homem-máquina
Mídia digital
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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