Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304769
Type: TESE DIGITAL
Title: O desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas : um estudo fundamentado na teoria de Piaget visando à construção de contribuições à atividade docente
Title Alternative: The development of the competence to notate heard music : a study based on Piaget's theory aimed at building contributions to teaching
Author: Caregnato, Caroline, 1987-
Advisor: Goldemberg, Ricardo, 1956-
Abstract: Resumo: A competência de notar músicas ouvidas é comumente abordada no ensino de Percepção Musical, e costuma ser vista como algo difícil de ser desenvolvido pela maioria dos estudantes. Para os professores, a abordagem dessa competência é também desafiadora. Acreditamos que a realização de pesquisas que ajudem a elucidar o modo como ocorre o desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas pode oferecer contribuições para a atividade docente, e também e consequentemente, para os próprios estudantes e para a promoção de seu desenvolvimento musical. Partindo dessas justificativas, o presente estudo tem como objetivo geral compreender como se dá o desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas, visando a construção de contribuições para a prática docente. A teoria de Piaget foi escolhida como referencial teórico principal para a elaboração deste trabalho, que é também fundamentado em estudos de Cognição Musical que versam sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da escrita de músicas ouvidas. Contribuíram para a realização desta pesquisa nove músicos, distribuídos em estudantes de música em fase de formação inicial (estudantes pré-universitários), estudantes em formação superior (graduandos) e músicos profissionais já graduados. Esses participantes foram convidados a responder a uma entrevista, realizada em paralelo com uma atividade de transcrição de um excerto de uma peça musical, de caráter polifônico, escrita a três vozes e tocada por flauta e piano. Por meio desse estudo foi possível identificar quatro etapas de desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas. Ao longo dessas etapas ocorre o paulatino desenvolvimento de aspectos vinculados à memória, à construção de imagens mentais auditivas, à compreensão do que foi ouvido, entre outros, e que possibilitam a realização de atividades como ditados musicais e transcrições. Acreditamos que o conhecimento sobre o modo como ocorre o desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas, possibilitado pelo relacionamento de uma teoria construtivista (a teoria piagetiana) com nosso objeto de estudo, pode trazer uma nova visão sobre os processos de aprendizagem e, consequentemente, também sobre os processos de ensino comumente empregados no cotidiano da disciplina de Percepção Musical e na abordagem da notação de músicas ouvidas

Abstract: The competence to notate heard music is commonly addressed in Ear Training classes and is often considered as something difficult to be developed by most students. The approach of this competence is also challenging for teachers. We believe that studies aiming to help clarify the development of the competence of notating heard music can offer contributions to the teaching practice, as well as to the students themselves, promoting their musical development. For these reasons, this study has the main objective to understand how does the development of this competence takes place, providing contributions to the teaching practice. Piaget's theory was chosen as the main theoretical framework for conducting this work, which is also based on studies of Music Cognition that deal with issues related to the development of writing heard music. Nine musicians - distributed among music students in initial training phase (pre-university students), students in higher education (undergraduate) and graduated professionals musicians - collaborated to this research. These participants were asked to answer an interview held in parallel with a transcription activity of an excerpt from a piece of polyphonic music, written in three voices, and played by flute and piano. Through this investigation, it was identified four development stages of the competence of notating heard music. Throughout these stages takes place the gradual development of aspects related to memory, to the construction of auditory imagery, to the understanding of what was heard, among others, which allow carrying out activities such as musical transcriptions and dictations. We believe that knowledge about the development of the competence of notating heard music, made possible by the relationship of a constructivist theory (the Piaget's theory) with our object of study, can bring new insight into the learning processes and, consequently on the teaching processes commonly employed in Ear Training discipline and in notating heard music
Subject: Percepção musical
Arranjo (Música)
Ditado musical
Música - Instrução e estudo
Construtivismo (Educação)
Epistemologia genetica
Psicologia genética
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Caregnato_Caroline_D.pdf8.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.