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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Adolfo Maia Júniorpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 163 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleMúsica visual granularpt_BR
dc.title.alternativeGranular visual musicpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fernando Falci de, 1979-pt_BR
dc.contributor.advisorMaia Junior, Adolfo, 1957-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subjectEletroacústicapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectMúsica por computadorpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subject.otherlanguageElectroacousticsen
dc.subject.otherlanguageAudiovisualen
dc.subject.otherlanguageDigital arten
dc.subject.otherlanguageComputer musicen
dc.subject.otherlanguageCreative Processen
dc.description.abstractResumo: Esta tese trata do desenvolvimento de um sistema de criação de obras de arte multimodais utilizando o "Paradigma da Granularidade", que pode ser descrito como uma forma de criar objetos macroestruturais complexos por meio da organização de uma grande quantidade de microestruturas mais simples chamadas grãos. Esta tese está dividida em três partes. Na Parte I ¿ Pontos de Partida, apresentamos os conceitos fundamentais das duas principais áreas envolvidas: a Síntese Granular e a Música Visual. A Síntese Granular é uma técnica de síntese de som que tem sua origem no modelo físico do som introduzido pelo físico Dennis Gabor em 1947. A Música Visual delimita uma subárea das artes audiovisuais na qual os elementos visuais de expressão consistem na cor, forma e movimento, apresentados em um discurso com momentos de tensão e resolução, reproduzindo assim, no domínio da imagem, as qualidades sensoriais associadas à música. Na Parte II ¿ Síntese Granular Audiovisual, definimos uma possível extensão da Síntese Granular para o domínio da imagem, estabelecendo um modelo conceitual e um modelo computacional associado com o qual podemos gerar texturas multimodais complexas, formadas dinamicamente por grãos sonoros e visuais e seus possíveis tipos de correspondência, gerando correlações entre os dois domínios com grande expressividade artística. Para tal desenvolvemos dois sistemas de software em linguagem JAVA, o Granular Streamer e o Granular Drawer, que implementam, respectivamente, a síntese granular de som e de imagem. Completamos estes aplicativos integrando-os a diversas estratégias de controle de desenvolvimento próprio, como o Granular Score, uma partitura gráfica granular, e com o Kinect para controle gestual em tempo real, e também sistemas estabelecidos como, por exemplo, Pure Data, Ableton Live, Adobe After Effects. Na Parte III ¿ Música Visual Granular, focalizamos o objeto de estudo pela ótica da prática criativa. Originando obras de Música Visual construídas a partir de grãos sonoros e visuais. É esta arte e sua técnica, seu artesanato, que denominamos "Música Visual Granular", sendo esta a palavra-chave do título de nossa tese. Através desta arte criamos obras multimodais em mídia fixa e performances como forma de validação do quadro teórico e dos sistemas computacionais que desenvolvemospt
dc.description.abstractAbstract: This thesis deals with the development of a system to create multimodal art using the "Granularity Paradigm" that can be described as a way to create complex macrostructural objects by organizing a large amount of simple microstructures denoted grains. This thesis is divided is three parts. In Part I ¿ Starting Points, we present the fundamental concepts about the two main areas involved in this research: Granular Synthesis and Visual Music. Granular Synthesis is a sound synthesis technique originated in the physical model of sound introduced by Dennis Gabor in 1947. Visual Music specifies the aesthetic boundaries of a practice within multimodal art in which the visual elements of expression consists of color, form and movement, presented in a discourse with moments of tension and resolution, in this way reproducing the sensorial features usually associated with music. In Part II ¿ Audiovisual Granular Synthesis, we define a possible extension of Granular Synthesis to the domain of image, establishing a conceptual model and an associated computer model with which we can generate complex multimodal textures made dynamically with sound and visual grains and possible types of correspondences between them. In this direction, we developed two systems using JAVA programming language, Granular Streamer and Granular Drawer that implement respectively the granular synthesis of sound and image. We completed this set of systems integrating them to many strategies of control, some of them of our own development like, for example, the Granular Score, a graphical score to organize and arrange sound and visual grains in differed time, and with the Kinect, that provides a gestural control, as well as established systems like, for instance, Pure Data, Ableton Live and Adobe After Effects. In Part III ¿ Granular Visual Music, we focus the study object from the viewpoint of creative practice, that is, by creating and analyzing works of Visual Music built with sound and visual grains that we named Granular Visual Music, the keyword of this thesis. Therefore, we created fixed-media and performances works as a way to evaluate the theoretical framework and the computer systems we developeden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Fernando Falci de. Música visual granular. 2016. 1 recurso online ( 163 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304764>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFundamentos Teoricospt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Músicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoroni, Artemis Maria Francelin Sanchespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSchaub, Stéphan Oliverpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSogabe, Milton Terumitsupt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBastos, Marcus Vinicius Fainerpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2011/03713-2pt_BR
dc.date.available2018-08-30T10:16:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-30T10:16:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T10:16:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_FernandoFalcide_D.pdf: 5485782 bytes, checksum: d8765e6164be325235877e7e8c637109 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304764-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
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