Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304764
Type: TESE DIGITAL
Title: Música visual granular
Title Alternative: Granular visual music
Author: Souza, Fernando Falci de, 1979-
Advisor: Maia Junior, Adolfo, 1957-
Junior, Adolfo Maia
Abstract: Resumo: Esta tese trata do desenvolvimento de um sistema de criação de obras de arte multimodais utilizando o "Paradigma da Granularidade", que pode ser descrito como uma forma de criar objetos macroestruturais complexos por meio da organização de uma grande quantidade de microestruturas mais simples chamadas grãos. Esta tese está dividida em três partes. Na Parte I ¿ Pontos de Partida, apresentamos os conceitos fundamentais das duas principais áreas envolvidas: a Síntese Granular e a Música Visual. A Síntese Granular é uma técnica de síntese de som que tem sua origem no modelo físico do som introduzido pelo físico Dennis Gabor em 1947. A Música Visual delimita uma subárea das artes audiovisuais na qual os elementos visuais de expressão consistem na cor, forma e movimento, apresentados em um discurso com momentos de tensão e resolução, reproduzindo assim, no domínio da imagem, as qualidades sensoriais associadas à música. Na Parte II ¿ Síntese Granular Audiovisual, definimos uma possível extensão da Síntese Granular para o domínio da imagem, estabelecendo um modelo conceitual e um modelo computacional associado com o qual podemos gerar texturas multimodais complexas, formadas dinamicamente por grãos sonoros e visuais e seus possíveis tipos de correspondência, gerando correlações entre os dois domínios com grande expressividade artística. Para tal desenvolvemos dois sistemas de software em linguagem JAVA, o Granular Streamer e o Granular Drawer, que implementam, respectivamente, a síntese granular de som e de imagem. Completamos estes aplicativos integrando-os a diversas estratégias de controle de desenvolvimento próprio, como o Granular Score, uma partitura gráfica granular, e com o Kinect para controle gestual em tempo real, e também sistemas estabelecidos como, por exemplo, Pure Data, Ableton Live, Adobe After Effects. Na Parte III ¿ Música Visual Granular, focalizamos o objeto de estudo pela ótica da prática criativa. Originando obras de Música Visual construídas a partir de grãos sonoros e visuais. É esta arte e sua técnica, seu artesanato, que denominamos "Música Visual Granular", sendo esta a palavra-chave do título de nossa tese. Através desta arte criamos obras multimodais em mídia fixa e performances como forma de validação do quadro teórico e dos sistemas computacionais que desenvolvemos

Abstract: This thesis deals with the development of a system to create multimodal art using the "Granularity Paradigm" that can be described as a way to create complex macrostructural objects by organizing a large amount of simple microstructures denoted grains. This thesis is divided is three parts. In Part I ¿ Starting Points, we present the fundamental concepts about the two main areas involved in this research: Granular Synthesis and Visual Music. Granular Synthesis is a sound synthesis technique originated in the physical model of sound introduced by Dennis Gabor in 1947. Visual Music specifies the aesthetic boundaries of a practice within multimodal art in which the visual elements of expression consists of color, form and movement, presented in a discourse with moments of tension and resolution, in this way reproducing the sensorial features usually associated with music. In Part II ¿ Audiovisual Granular Synthesis, we define a possible extension of Granular Synthesis to the domain of image, establishing a conceptual model and an associated computer model with which we can generate complex multimodal textures made dynamically with sound and visual grains and possible types of correspondences between them. In this direction, we developed two systems using JAVA programming language, Granular Streamer and Granular Drawer that implement respectively the granular synthesis of sound and image. We completed this set of systems integrating them to many strategies of control, some of them of our own development like, for example, the Granular Score, a graphical score to organize and arrange sound and visual grains in differed time, and with the Kinect, that provides a gestural control, as well as established systems like, for instance, Pure Data, Ableton Live and Adobe After Effects. In Part III ¿ Granular Visual Music, we focus the study object from the viewpoint of creative practice, that is, by creating and analyzing works of Visual Music built with sound and visual grains that we named Granular Visual Music, the keyword of this thesis. Therefore, we created fixed-media and performances works as a way to evaluate the theoretical framework and the computer systems we developed
Subject: Eletroacústica
Audiovisual
Arte digital
Música por computador
Processo criativo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_FernandoFalcide_D.pdf5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.