Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304762
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Livros didáticos de ensino de arte = avaliação e análise crítica = Textbooks art of teaching: evaluation and review
Title Alternative: Textbooks art of teaching : evaluation and review
Author: Valarini, Denise, 1979-
Advisor: Reily, Lucia, 1952-
Reily, Lucia Helena, 1952-
Abstract: Resumo: O presente estudo partiu da seguinte pergunta: Os livros didáticos e seus conteúdos e propostas práticas são capazes de ampliar o repertório visual, e promover uma educação estética de forma efetiva? Para respondê-la, a pesquisa buscouinvestigar como os livros didáticos se posicionam frente ao processo de criação na escola, e como estimulam os alunos no Ensino Fundamental I. Foram selecionadas sete coleções de livros didáticos; por não haver distribuição de livros de ensino de Arte pelo Programa Nacional do Livro Didático na época em que o estudo foi iniciado, os critérios para escolher as editoras apoiaram-se na seleção de livros didáticos da área de História aprovados no triênio de 2011-2013. Os aspectos analisados nos livros foram:a concepção de arte revelada na página de abertura deles; a análise do conteúdo dos conjuntos de livros didáticos de ensino de arte; o projeto gráfico; a formação dos autores. Os conteúdos foram discutidos tendo como base os três campos mencionados nos PCNs de Arte: 1) criação/ produção; 2) percepção/ análise; e 3) conhecimento e contextualização conceitual-histórico-cultural da produção artístico-estética da humanidade. Como contribuição, o estudo pretende refletir sobre o papel do livro didático de arte com suas propostas de atividades de arte enquanto referência para o trabalho de professores na escola, considerando as concepções de ensino de arte pautadas nos referenciais nacionais do ensino de arte

Abstract: This research project emerged from the following question: are art textbooks, with their curricular content and practical activities, able to effectively broaden students' visual repertoire and promote aesthetic education? To answer the question, the study aimed to investigate the position of art textbooks in relation to creativity in schools, and how they stimulate elementary level children. Seven collections were selected. Since Art Education textbooks were not distributed by the Programa Nacional do Livro Didático when this study was undertaken in 2014, the criteria used to choose the publishing houses was based on the History textbooks approved in the 2011-2013 triennial. The aspects that were analyzed were the conception of art revealed in the opening page; the content of the art textbooks; the graphic project; the authors' backgrounds and academic level. The content was discussed based on the three axes of the Art PCNs: 1) creation/ production; 2) perception/ analysis; and 3) knowledge and historical and cultural conceptual contextualization of artistic and aesthetic production. The contribution of this study is to enable a reflection on the role of the art workbook, with its proposals of activities, as a reference to be consulted by teachers in school considering conceptions of art teaching based on the national referentials for art teaching
Subject: Arte - Estudo e ensino
Artes
Livros didáticos
Ensino fundamental
Aprendizagem
Ensino
Editor: [s.n.]
Citation: VALARINI, Denise. Livros didáticos de ensino de arte: avaliação e análise crítica = Textbooks art of teaching: evaluation and review. 2016. 1 recurso online ( 99 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304762>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valarini_Denise_M.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.