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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Aplicabilidade de modelos de gestão da inovação a empresas de serviços de tecnologia da informação
Title Alternative: Suitability of innovation management models to information technology service companies
Author: Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
Advisor: Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação investigo se, e até que ponto, as abordagens consolidadas de gestão da inovação, desenvolvidas com foco no setor industrial, são também aplicáveis e adotadas por empresas brasileiras que atuam no setor de serviços de tecnologia da informação (TI). A análise tomou como referencial teórico modelos generalizáveis de gestão da inovação e contribuições de estudos sobre inovação em serviços propostas por Bilderbeek et al. (1998), den Hertog, van der Aa e de Jong (2010), Gallouj e Weinstein (1997), Sundbo (1997) e Toivonen (2010). O estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa, contemplando dez empresas brasileiras de serviços de TI, somado ao referencial teórico escolhido, permite concluir que os modelos generalizáveis de gestão da inovação são aplicáveis, porém não são as únicas formas possíveis para o desenvolvimento de inovações. Quatro modelos de inovação foram identificados, correspondendo aos modelos apresentados por Eisenhardt e Tabrizi (1995) e Toivonen (2010): (i) modelo de projeto separado da prática, (ii) modelo de aplicação rápida por compressão, (iii) modelo de aplicação rápida experiencial e, (iv) modelo baseado na prática. A seleção do modelo está relacionada ao tipo de inovação e a percepções de risco e incerteza envolvidos nos projetos. Enquanto os modelos de aplicação rápida e o modelo de projeto separado da prática fazem parte do repertório de competências das organizações, dadas as relações que existem entre esses modelos e práticas ágeis e de gestão de projetos adotadas no setor, as empresas ainda precisam se sensibilizar e se estruturar para o desenvolvimento de inovações que emergem da prestação dos serviços. Outra contribuição desta dissertação se refere ao mapeamento de práticas de gestão da inovação em empresas brasileiras de serviços de TI. A análise da estratégia, organização e rotinas de gestão da inovação identificou que essas empresas refletem sobre inovação a partir de duas perspectivas: inovação para os clientes e inovação para a empresa. A ênfase na capacidade de entrega e na eficiência do processo de desenvolvimento formalizaram uma gestão da inovação voltada para o cliente, enquanto as iniciativas de inovação voltadas para a empresa ocorriam de maneira não estruturada. A recente criação de áreas dedicadas à inovação aponta para a sistematização e possível intensificação dos esforços de inovação. Entretanto, as empresas ainda são conservadoras em suas iniciativas, seja pela falta de ambição ou pela necessidade de amadurecimento das capacidades de inovação, restringindo as iniciativas àquelas de caráter incremental ou voltadas a oportunidades em nichos de mercado

Abstract: The aim of this study is to investigate whether innovation management reference models, which have influenced new product and service development activities, are suitable and adopted by Brazilian companies in the information technology (IT) services sector. The methodological choice encompasses a literature review, combining traditional models for managing innovation and studies of innovation in services and innovation management in service companies, and a multiple case studies approach assessing ten Brazilian companies, dedicated to software development, systems integration and mobile services development. This study concludes that the traditional innovation management reference models are suitable to the IT services sector, but are not the only options available. Four approaches were identified which correspond to the processes presented by Eisenhardt and Tabrizi (1995) and Toivonen (2010): (i) innovation as a project separated from practice, (ii) innovation following the compression model of rapid application, (iii) innovation following the experiential model of rapid application, and (iv) innovation following the practice-driven model. The type of innovation and the risks and uncertainties involved in the initiatives influence the selection of the model. While routines related to the projects separated from practice and projects following the model of rapid application are already structured, considering the relations that exist among these models and agile and project management practices adopted in the sector, routines related to innovations that emerge from client projects are still incipient. Another contribution of this study refers to the mapping of innovation management routines in Brazilian IT services companies. These companies reflect about innovation from two different perspectives: innovation for its clients and innovation for the company. Efforts to improve the development process efficiency and ensure the delivery of services have formalized innovation management routines for the clients, while the innovation routines for the company remained unstructured. The emergence of groups dedicated to innovation in these companies indicates an effort to systematize and possibly intensify their innovation activities. However, these companies are still conservative in their efforts, whether by lack of ambition or a need to mature their innovation capabilities, limiting their initiatives to an incremental character or to opportunities in niche markets
Subject: Gestão da inovação
Indústria de serviços
Sistema de Inovação
Industria de software
Editor: [s.n.]
Citation: KITSUTA, Carla de Mattos. Aplicabilidade de modelos de gestão da inovação a empresas de serviços de tecnologia da informação. 2016. 1 recurso online ( 156 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304756>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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