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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O papel mediador do professor na aprendizagem sobre drenagem urbana em microbacias hidrográficas no ensino fundamental II
Title Alternative: The teacher's role mediator in the learning about urban drainage in watersheds for students in the middle school
Author: Machado, Luciano Rodolfo de Moura, 1978-
Advisor: Compiani, Mauricio, 1956-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa relata a trajetória de um professor, em início de carreira, que, investigando sua própria prática, procura perceber qual a relevância do seu papel na negociação de significados e na aprendizagem de drenagem urbana, utilizando o entorno da escola, a microbacia do córrego local e suas transformações ocasionadas pela urbanização. A pesquisa aconteceu durante o ano de 2008, com alunos da 9º série do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nazareth de Moura Veronese, localizada na microbacia do córrego Cambuí-Putins em São José dos Campos (SP). Foram norteadoras desta pesquisa as seguintes indagações: Qual o papel do professor ao problematizar para os alunos o modelo de planejamento de ocupação urbana em microbacias hidrográficas, na cidade de São José dos Campos (SP)? A partir da mediação do professor, que atividades didáticas poderiam contribuir para a aprendizagem de drenagem urbana, por meio dos conhecimentos relacionados com as Ciências da Terra, tendo como recorte espacial as microbacias hidrográficas? As inundações ocasionadas pela excessiva impermeabilização dos solos e pelo assoreamento dos rios são cada vez mais constantes nos grandes centros urbanos. Promover o conhecimento de uma microbacia e sua drenagem no meio urbano, a partir do entendimento da impermeabilização do solo e do assoreamento dos córregos, vai além das concepções simplistas reproduzidas pela mídia para responder às causas das inundações, como o excesso de água da chuva ou o entupimento por lixo das redes de águas pluviais. Embora essas questões possam ser parte dos problemas que ocasionam as inundações, não são as únicas. Foram utilizadas várias atividades didáticas, mas o autor ressalta que, de todas as estratégias utilizadas, no seu entendimento, a que deve ser melhor explorada é a do diálogo com o aluno, ou seja, é o próprio uso da palavra. Não só porque, na prática, é o que o professor tem de mais disponível, mas porque, por meio da palavra, ele obtém a negociação dos significados, ressaltando, assim, a importância do seu papel nesse processo. É no debate que se constrói. É por intermédio das afirmativas ou negativas, das perguntas e das afirmações, que o professor pode propiciar os processos de ensino-aprendizagem

Abstract: This Academic research reports the trajectory of a teacher, who in the beginning of his career and investigating his own practice, seeks to understand the relevance of his role in the negotiation of meanings and the construction of the concept drainage, using the surroundings of the school, the watershed stream site and its transformations caused by urbanization. The research took place in 2008, with students of 9th grade of middle school in the Municipal Elementary school Maria Nazareth de Moura Veronese, located in the watershed Cambuí-Putins stream in São José dos Campos (SP). Guiding this research were the following questions: What is the teacher¿s role in questioning students about the planning model of the urban settlement in watersheds in the city of Sao Jose dos Campos (SP)? Through the mediation of the teacher, which educational activities might contribute for the construction of the concept sustainability, using the knowledge related to Earth Sciences, with the spatial area of the watershed? It is not seldom the case that floods caused by excessive soil sealing and the silting of rivers, are becoming usual in large urban centers. Promote the construction of the concept of watershed and its drainage in urban areas, from the understanding of soil sealing and silting of streams, goes beyond the simplistic conceptions, reported by the media to address the root causes of floods, like excess rainwater or clogging by waste in network rainwater. Although these questions might be part of the problem, they are not the only ones. Several educational activities were used, but the author points out that among all the strategies used, in his understanding, the one that should be further explored is the dialogue with the student, in other words, speaking. Not only because, in practice, is what the teacher has more available, but because, through the word, he gets the negotiation of meanings, thus highlighting the importance of his role in this process. It is in the debate that something is built. It is through affirmative or negative answers questions and statements, that the teacher can provide the teaching-learning processes
Subject: Ensino - Aprendizagem
Drenagem
Microbacias hidrográficas
Editor: [s.n.]
Citation: MACHADO, Luciano Rodolfo de Moura. O papel mediador do professor na aprendizagem sobre drenagem urbana em microbacias hidrográficas no ensino fundamental II. 2016. 1 recurso online ( 102 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304755>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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