Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304744
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Trabalho de campo e ensino de geografia no Curso Normal da cidade de Resende-RJ
Title Alternative: Fieldwork and geography teaching in Normal Course of Resende City-RJ
Author: Citroni, Eulália Maria Gomes, 1964
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: Esta dissertação expõe os resultados de proposta pedagógica de trabalho de campo para o ensino de Geografia com uma turma de alunos do Curso Normal modalidade Ensino Médio da cidade de Resende, RJ, durante o ano de 2014. O objetivo inicial da proposta pedagógica foi motivar os alunos para o ensino de Geografia por meio de conteúdos vinculados à cidade. A proposta de ensino visava capacitar os futuros professores para tratar conceitos regionais e urbanos com crianças do Ensino Fundamental. Neste sentido, dois locais foram estudados: o bairro Cidade Alegria (CA) e o Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Questões socioambientais serviram de eixo condutor aos conceitos ensinados nos dois locais. A primeira atividade buscou levantar que ideia os alunos tinham de trabalho de campo e quais conhecimentos possuíam sobre o bairro a ser visitado (Cidade Alegria). Os resultados da primeira atividade fizeram-nos reavaliar os objetivos, os conteúdos conceituais e atitudinais previamente definidos. O segundo trabalho de campo, dirigido ao Parque Nacional do Itatiaia, incluiu exposições sobre processos naturais e movimentos de massa, observação da vegetação, da drenagem e do relevo. As duas atividades de campo foram desenvolvidas e comparadas em termos de características do meio físico, formas de ocupação, degradação ambiental, etc. A metodologia empregada foi qualitativa e caracterizou uma pesquisa participante ao levantar e descrever os componentes que fazem parte das fases pré-campo, campo e pós-campo, bem como ao tratar da dinâmica do espaço geográfico (gerado por urbanização acelerada e pela criação da unidade de conservação), e pela dinâmica do meio físico. O estudo comparou os objetivos educacionais e as interpretações dos estudantes por meio de indicadores de atividade de campo segundo Orion et al. (1994), Brusi et al. (2011) e Rebelo et al. (2011), e por meio da avaliação dos níveis de raciocínio abstrato das atividades pós-campo dos alunos conforme Bloom et al. (1977), no Parque Nacional. A análise realizada deste material revelou que a atratividade do lugar visitado, o preparo prévio dos alunos em relação ao local, os assuntos tratados no trabalho de campo e os imprevistos foram os principais fatores que influenciaram a aprendizagem dos alunos, principalmente no primeiro trabalho de campo

Abstract: This paper exposes the pedagogical proposal results from fieldwork for teaching geography of a regular class course high school students form the city of Resende, Rio de Janeiro during the year 2014. The initial objective of the educational proposal was to motivate students for teaching geography through contents linked to the city. The education proposal aimed to train future teachers to address regional and urban concepts with elementary school children. Thus, two sites were studied: the Cidade Alegria neighborhood (CA) and the Itatiaia National Park (PNI). Social and environmental issues served as the driving force of the concepts taught in both locations. The first activity aimed to understand the concepts that the students had about field work and what knowledge they had about the neighborhood visited (Cidade Alegria). The first activity results made us reassess the objectives, the conceptual and attitudinal contents previously defined. The second field work directed at Itatiaia National Park included exhibits on natural processes and mass movements, observation of vegetation, drainage and landscape. Both field activities were developed and compared in terms of characteristics of the physical environment, forms of occupation, environmental degradation, etc. The methodology was qualitative and features a participatory research to survey and describe the components that are part of the pre-field phases, field and post-field when dealing with the dynamics of geographical space (generated by rapid urbanization and the creation of the protected area), as well as the dynamics of the physical environment. The study compared the educational objectives and the interpretations of students through field activity indicators according Orion et al. (1994), Brusi et al. (2011) and Rebelo et al. (2011), and the evaluation of abstract reasoning levels of post field activities of students as Bloom et al. (1977), in the National Park. The analyzes of these materials revealed that the attractiveness of the place visited, the prior preparation of students in relation to the site, the matters discussed in the fieldwork and the unexpected were the main factors influencing student learning, especially in the first field work
Subject: Educação - Trabalho de campo
Geografia - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Escola Normal
Editor: [s.n.]
Citation: CITRONI, Eulália Maria Gomes. Trabalho de campo e ensino de geografia no Curso Normal da cidade de Resende-RJ. 2015. 1 recurso online (124 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304744>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Citroni_EulaliaMariaGomes_M.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.