Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/304701
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Circo na escola : por uma educação corporal, estética e artística
Title Alternative: Circus at school : For a corporal, aesthetic and artistic education
Author: Ontañon Barragan, Teresa, 1984-
Advisor: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Abstract: Resumo: A prática pedagógica, nos mais distintos contextos educativos, vem incorporando de modo crescente as atividades circenses como um dos conhecimentos possíveis. No contexto da educação física escolar, esta afirmação é ainda mais significativa. Desta forma, observamos nas últimas décadas um importante esforço no sentido de reelaborar a pedagogia dos saberes seculares do circo e, por conseguinte, um significativo incremento da reflexão acadêmica sobre esta temática. Embora consista numa discussão recente, educadores e educandos têm demonstrado grande entusiasmo pelo assunto, revelando uma interessante oportunidade de integração entre a educação corporal, artística e estética. Precisamente, devido à incipiência do assunto, observamos muitas lacunas desde a formação inicial até o trato pedagógico em sala de aula. A partir desses pressupostos, o presente estudo teve como objetivo analisar duas experiências pedagógicas, uma no Brasil e outra na França, visando discutir criticamente suas particularidades, de modo a contribuir para futuras propostas neste campo do conhecimento. Constatamos que as atividades circenses se apresentam como um excelente conteúdo para a educação física escolar, construindo um importante diálogo entre a educação física e as artes, renovando o interesse dos alunos nas aulas sempre e quando houver um profundo investimento por parte dos professores. Observamos, por fim, que o circo contribuiu, de modo singular nas instituições analisadas, para a uma maior sensibilização corporal, bem como para uma educação estética e expressiva dos estudantes, representando um importante diferencial à educação física dessas escolas

Abstract: Pedagogical practice in their different educational contexts has increasingly incorporated circus activities as one of their possible knowledge. In physical education context this statement is even more significant. In this regard, during the last decades we have seen an important effort aimed at reworking the teaching of secular knowledge of circus and, therefore, a significant increase in academic reflection on this subject. Although this is a recent discussion, educators and students have shown great enthusiasm for the subject, revealing an interesting opportunity of integration between corporal, artistic and aesthetics education. Precisely because of the newness of the topic, we see many gaps ranging from university education to the pedagogical treatment in class. From these assumptions, this study aimed to analyze two pedagogical experiences, one in Brazil and one in France, trying to critically discuss its particularities, and thus contributing to future proposals in this field of knowledge. We find that circus activities provide an excellent learning for school physical education, establishing an important dialogue between physical education and arts, renewing the interest of students in class, as long as there is a deep commitment by the teachers. We finally note that in the analyzed institutions, circus make a significant contribution to a better body understanding, as well as an aesthetic and expressive education of the students, representing a significant difference for physical education at these schools
Subject: Atividades circenses
Circo
Educação física
Arte
Escolas
Editor: [s.n.]
Citation: ONTAÑON BARRAGAN, Teresa. Circo na escola: por uma educação corporal, estética e artística. 2016. 1 recurso online ( 214 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/304701>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
OntanonBarragan_Teresa_D.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.