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Type: TESE DIGITAL
Title: Utilizando o pensamento computacional e a computação criativa no ensino da linguagem de programação Scratch para alunos do ensino fundamental
Title Alternative: Using the computational thinking and the creative computing to teach Scratch programming language for elementary school students
Author: Stella, Ana Lucia, 1977-
Advisor: Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de recursos tecnológicos associados às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental. O contexto de uso dos recursos foi a introdução de conceitos de linguagem de programação, apoiando-se em atividades lúdicas, que podem complementar o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças. Para isso, foi utilizada a ferramenta Scratch. A fase experimental do projeto foi desenvolvida com um grupo de crianças na faixa etária de 8 e 11 anos, em atividades feitas fora do horário da escola (contraturno). Foram conduzidas cinco dinâmicas que procuraram incentivar o pensamento computacional e o interesse pela programação de computadores. Essas atividades foram usadas para analisar o interesse e a motivação dos participantes. Com o apoio das metodologias de ensino instrucionista e construcionista foram elaborados desafios, divididos em três etapas, baseados no Scratch: a exploração livre dos blocos de comandos (etapa 1), a criação de uma fábula animada composta por três dinâmicas (construcionismo ¿ etapa 2) e, finalmente, a reprodução de um cartão de natal (instrucionismo ¿ etapa 3). Analisando-se os resultados, observaram-se evidências de que as crianças aprovaram a participação no projeto. Durante a realização do projeto, as crianças demonstraram interesse maior pelos blocos do Scratch que permitem a gravação de voz, utilização de imagens e fotos. Ao final, elas escolheram a atividade inspirada no instrucionismo, envolvendo a criação do cartão de natal animado, como a dinâmica preferida

Abstract: This study aims at assessing the use of technological resources associated with disciplines of the elementary school curriculum. The procedure in which these resources were used consisted of the introduction of computer language concepts with recreational activities which can integrate children's logical development process. The activities development were performed using the Scratch tool. The project¿s experimental phase was developed focusing on a group of children ranging from 8 to 11 years old, in complementary hours. Five dynamics were carried out to motivate computational thinking and the interest in computer programing. Such activities were performed in order to analise participants' interest and motivation. Being supported by instructionist and constructionist teaching methods, several challenges were elaborated, in three stages, employing Scratch: the free use of command blocks (stage 1), the creation of an animated fable comprising three dynamics (constructionism ¿ stage 2) and, finally, the production of a Christmas card (instructionism ¿ stage 3) Children¿s approval regarding the project was observed. During the performance of the project, children demonstrated interest in the Scratch blocks that enabled voice recording, image and photo use. Eventually, they chose the activity inspired by the instructionism, which involved the creation of an animated Christmas card, as their favorite dymamic
Subject: Computação - Estudo e ensino
Fábulas
Construcionismo
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

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