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Type: Artigo de periódico
Title: The development and evaluation of a distance learning system in ophthalmology
Title Alternative: A elaboração e avaliação de um sistema de ensino a distância em oftalmologia
Author: Iyeyasu, Josie Naomi
Castro, Stella Maris da Costa e
Sabbatini, Renato Marcos Endrizzi
Carvalho, Keila Monteiro de
Abstract: INTRODUCTION: Web-based e-learning is a teaching tool increasingly used in many medical schools and specialist fields, including ophthalmology. AIMS: this pilot study aimed to develop internet-based course-based clinical cases and to evaluate the effectiveness of this method within a graduate medical education group. METHODS: this was an interventional randomized study. First, a website was built using a distance learning platform. Sixteen first-year ophthalmology residents were then divided into two randomized groups: one experimental group, which was submitted to the intervention (use of the e-learning site) and another control group, which was not submitted to the intervention. The students answered a printed clinical case and their scores were compared. RESULTS: there was no statistically significant difference between the groups. CONCLUSION: We were able to successfully develop the e-learning site and the respective clinical cases. Despite the fact that there was no statistically significant difference between the access and the non access group, the study was a pioneer in our department, since a clinical case online program had never previously been developed.
INTRODUÇÃO: O ensino a distância pela Internet é uma ferramenta de educação cada vez mais utilizada em muitas faculdades de medicina e áreas de medicina especializadas, inclusive a oftalmologia. OBJETIVOS: Este estudo piloto teve como objetivo elaborar casos clínicos baseados no curso online e avaliar a eficácia deste método num grupo de estudantes de pós-graduação de medicina. MÉTODOS: foi um estudo de intervenção randomizado. Em primeiro lugar, um website foi construído usando uma plataforma de ensino à distância. Dezesseis residentes de oftalmologia do primeiro ano então foram divididos em dois grupos aleatórios: um grupo experimental, o qual foi submetido à intervenção (uso do site de ensino a distância) e outro grupo de controle, que não foi submetido à intervenção. Os alunos responderam a um caso clínico impresso e seus resultados foram comparados. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. CONCLUSÃO: Conseguimos desenvolver com sucesso o website de ensino a distância e os respectivos casos clínicos. Apesar do fato de que não houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo com acesso e o grupo sem acesso, o estudo foi pioneiro no nosso departamento, uma vez que nunca havia sido desenvolvido anteriormente um programa online de casos clínicos.
Subject: Internet
Educação a Distância
Simulação por computador
Estrabismo
Internet
Distance learning
Computer simulation
Strabismus
Editor: Associação Brasileira de Educação Médica
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0100-55022013000100014
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000100014
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100014
Date Issue: 1-Mar-2013
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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