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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O professor e a educação em saúde = um estudo qualiquantitativo
Title Alternative: The schoolteacher and the health education : a qualiquantitative study
Author: Kubo, Fabíola Mayumi Miyauchi
Advisor: Mialhe, Fabio Luiz, 1972-
Abstract: Resumo: O professor de ensino fundamental pode assumir um papel muito importante na educação em saúde dos escolares. O objetivo desta pesquisa foi identificar a opinião dos educadores quanto ao papel da escola em relação à saúde dos alunos, se e como trabalhavam conteúdos sobre saúde geral e bucal, se existiam dificuldades em ensinar saúde bucal e como estes profissionais achavam que as Faculdades de Odontologia poderiam auxiliá-los nesse papel de educadores em saúde. Um questionário semi-estruturado foi respondido por 89 professores, de 18 à 65 anos de idade, os quais ministravam aulas para 1ª a 4ª série em escolas municipais de Indaiatuba. Os dados obtidos foram analisados qualiquantitativamente por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Verificou-se que os professores acreditavam ser função da escola orientar e conscientizar os alunos sobre saúde e eles trabalhavam assuntos de saúde geral e bucal de diversas formas. Porém, relataram algumas dificuldades ao abordar o tema saúde bucal e expressaram a necessidade de parcerias em projetos entre as faculdades de odontologia e as escolas. Concluiu-se que 94% dos professores ensinavam educação em saúde para seus alunos

Abstract: The schoolteacher of basic education can play a very important role in schoolchildren's health education. The aim of this research was to identify the educators' opinions about the role of school in relation to student's health, if and how they worked with the contents of general and oral health, if there were difficulties in teaching oral health and in which aspects these professionals believe that Dental Schools could assist them in their role of health educators. A semi-structuralized questionnaire was answered by 89 schoolteachers, 18 to 65 years old, who gave classes to 1ª thru 4ª grades in public schools of Indaiatuba city. The data had been analyzed qualiquantitatively by means of the Discourse of Collective Subjects (DCS). It were verified that the schoolteachers believed that the role of the school is to guide and to offer knowledge of health and they worked with the subjects of general and oral health in several forms. However, they reported some difficulties when approaching the subject oral health and they had expressed the necessity of partnerships in projects between the dental colleges and schools. It was concluded that 94% of schoolteachers teaches health education to their students
Subject: Educação em saúde
Promoção de saúde
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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