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Type: TESE
Title: Nivel de conhecimento dos alunos dos cursos de graduação e pos-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba quanto ao atendimento de pacientes portadores de doenças cardiovasculares
Title Alternative: Level of knowledge of students of the graduate and post-graduate courses of the Piracicaba Dental School as to the care of patients with cardiovascular diseases
Author: Tofolo, Ivy Nunes Vieira da Silva
Advisor: Andrade, Eduardo Dias de, 1948-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o grau de conhecimento de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Unicamp sobre os cuidados no atendimento de pacientes portadores de doenças cardiovasculares. A amostra foi constituída de 75 sujeitos: 24 alunos concluintes do Curso de Graduação (Grupo A); 51 profissionais, sendo 26 alunos de cursos de especialização (Grupo B) e 25 alunos de cursos de pós-graduação strictu sensu (Grupo C). Os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário com 12 perguntas, estruturado de forma a investigar o nível de conhecimento sobre o assunto. Os dados foram tratados estatisticamente por meio do Teste do Qui-quadrado e do Teste exato de Fischer, para comparação de proporções das respostas entre os Grupos. Os resultados apontaram que tanto acadêmicos quanto profissionais valorizam a avaliação dos sinais vitais antes de cada sessão de atendimento, apesar de grande parte dos sujeitos não avaliar a freqüência respiratória e muito menos a temperatura corporal. Quanto à anestesia local, a maioria dos respondentes apontou a lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 como solução anestésica de escolha; consideraram ainda a redução do estresse cirúrgico como a principal vantagem do uso do midazolam, apontando a depressão respiratória e os efeitos paradoxais como as principais desvantagens do uso deste benzodiazepínico na sedação de tais pacientes. Mostraram falta de conhecimento quanto à possível interação entre a epinefrina e os beta-bloqueadores não seletivos, bem como da medicação de urgência por ocasião de uma crise hipertensiva arterial. Apesar de terem citado as possíveis complicações cardiovasculares decorrentes do atendimento destes pacientes, não souberam definir suporte básico de vida e praticamente desconhecem a relação de compressões cardíacas/ventilações boca-a-boca nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Concluiu-se que é necessário estimular mudanças nos objetivos comportamentais, momento de oferecimento e estratégias de ensino do curso de graduação da FOP, bem como a oferta de educação continuada aos profissionais da área, enfatizando-se o treinamento das manobras de suporte básico de vida e RCP

Abstract: Objective This study aims to inquire the level of knowledge of graduate and post-graduate students at Piracicaba Dental School concerning the attention given to patients with cardiovascular diseases. The sample consisted of 75 individuals, from whom 24 were graduate students (Group A), 26 were professionals and continuing education students (Group B) and 25 were professionals and post-graduate students (Group C). All individuals answered a questionnaire of 12 questions developed in order to inquire the level of knowledge of the subject. Chi-square test and Fischer¿s exat test were used to compare the proportions of the answers among the Groups. Results The results showed that both students and professionals value the vital signs evaluation before each treatment although most of individuals do not verify respiratory frequency and body temperature. Most of individuals indicate lidocaine 2% with epinephrine 1:100.000 for local anesthesia. They show midazolam as the best option due to the decrease of surgery stress and they point out respiratory depression and paradoxical effects as the main disadvantages for the use of this benzodiazepinic for sedating patients. They showed lack of knowledge if an interaction between epinephrine and nonselective beta-blockers occurs as well as the use of emergency medication for an arterial hypertensive crisis. Although the possible cardiovascular complications caused by the treatment of these patients have been quoted they could not define basic life support and barely knew the compression external cardiac compression/mouth-to-mouth ventilation in the cardiopulmonary resuscitation (CPR). Conclusions It is necessary to stimulate changes in the objective of the behavior, the period and the teaching strategies of the graduation course at Piracicaba Dental School as well as the courses offered for the professionals during continuing education courses emphasizing basic life support and CPR training
Subject: Hipertensão
Coração - Doenças
Educação permanente
Odontologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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