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Type: TESE
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação do conhecimento em saude bucal dos profissionais do ensino fundamental
Title Alternative: Oral health knowledgment evaluation for elementary school professionals
Author: Vellozo, Rita de Cassia Alencar Duarte Michel
Advisor: Queluz, Dagmar de Paula, 1961-
Abstract: Resumo: A Odontologia, atualmente, baseia-se na prevenção e educação em saúde bucal para manutenção dos dentes na arcada dentária. A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas. Apesar disso, poucos programas têm trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos profissionais das escolas como agentes multiplicadores de conhecimento em saúde bucal. Um dos papéis do ensino fundamental é educar para a saúde, fazendo com que as crianças sejam capazes de adquirir hábitos e comportamentos saudáveis, buscando melhor qualidade de vida. Dessa forma, a escola assume um papel muito importante na saúde do escolar. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de conhecimento em saúde bucal dos profissionais de escolas públicas do município de Campos dos Goytacazes-RJ, selecionadas aleatoriamente, sobre os diversos fatores relacionados à cárie, à higiene bucal, os procedimentos básicos necessários para a manutenção da saúde bucal, bem como as patologias que acometem a cavidade bucal. Foram distribuídos 415 questionários, e participaram da pesquisa 167 profissionais do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de 8 escolas públicas do município, sendo 4 escolas estaduais (n=57) e 4 escolas municipais (n=110). Os dados foram coletados por meio de um questionário com 32 questões, as quais foram analisadas utilizando os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher, além da análise de regressão logística multivariada. Verificou-se que as características gênero masculino, trabalhar em escolas instaladas em áreas de privação social e nível de escolaridade baixo foram associadas a baixo conhecimento em relação à saúde bucal. Conclui-se que há necessidade de um enfoque nas informações sobre doenças bucais, prevenção e manutenção da saúde bucal aos profissionais, visando transformá-los em agentes multiplicadores de saúde

Abstract: Nowadays, the Dentistry is based on prevention and oral health education to maintain the teeth in the dental arch. The school has been considered a good place to develop health programs, since it joins children in ages that are appropriate to adapt preventive and educative methods. Spite of this, a small number of programs has worked in a varied form, involving the school¿s professionals as agents to multiply the knowledge in oral health. One of objectives of the program is health education, taking the children to adapt health habits and behaviors, looking for a better quality of life. So, the school assumes a very important role in the students¿ health. The objective of this search was to assess the level of knowledge of the professionals about oral health in the public schools of Campos dos Goytacazes - RJ. The schools were randomly chosen, about many factors related to decays, oral hygiene, basic procedures to maintain the oral health and diseases that affect oral cavity. A total of 415 questionnaires were distributed and 167 professionals of elementary school, from first to fourth degrees, from 8 public schools of the city, 4 of them were state schools (n=57) and 4 were municipal schools (n=110). The data were obtained through a questionnaire with 32 questions, those were assessed using the Qui-square and Fisher tests, besides the logistics regression multivariable analysis. It was observed that being male, working in schools located in poor areas and a low level of culture, were characteristics related to low knowledge about oral health. It was conclude that it is necessary to focus on information about oral diseases and prevention of the oral health, so that these professionals can work as health multiplier agents
Subject: Saúde bucal
Ensino fundamental
Professores de ensino fundamental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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