Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290491
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Avalliação da eficacia de colutorios antiplaca, com e sem a adição de cloreto de zinco, sobre o metabolismo da placa dentaria "in vitro"
Author: Chaim, Luis Antonio de Filippi
Advisor: Pinheiro, Carlos Eduardo
Abstract: Resumo: A eficácia de colutórios antiplaca, çem como de seus princípios ativos, foi determinada utilizando-se a inibição do metabolismo da placa dentária IN VITRO, como parâmetrode avaliaçãoo. A fermentação foi realizada incubando-se a suspensão de placa recente (lOmg/ml de tampão fosfato pH 6,8) em meio contendo glicose, com ou sem a adição de colutório, durante 2 horas, à 372C, com e sem a adição de Cloreto de Zinco o Os ácidos de fermentação foram tituladoscom NaOH O,OlNo A síntese de polissacarí-'deos extracelulares insolúveis (PEl) foi realizada incubando-se a suspensão de placa em meio contendo sacarose, com ou sem a adição de cOlutório, durante 16 horas, à 372C, com e sem a adição de ,CIoreto de Zinco. Os resultados obtidos demonstraram que todos os colutórios, na-diluição de 1 : 20, inibiram a fermentação, contudo a diferença entre eles foi significante, sendo os colutórios: Clorhexidina, Colgate Geri-Dent, Cloreto de Zinco e Cepacol, os eficazes e Listerine e Plax os menos eficazes. Com relação à síntese de 1'EI, com exceção do ListerinePlax, os outros colutórios foram eficazes em inibí-lao e iotuando assocj-CLdos ao cloreto de zinco, também na diluição de 1 : 20, todos os colutórios mostraram-se eficazes, tanto a inibição da fermentação quanto para a síntese. Os colutórjos, na concentração final de 0,1 mki, de para suas substâncias ativas, inibiram siginificantemente tanto a fermentação quanto lisíntese cie }~l C) ~uando associados ao cloreto de zinco, também na concentração final de 0,1 lli~,todos 08 cOlutórios - foram eficazes em inibir a fermentação e a síntese de PEI

Abstract: Not informed.
Subject: Placas dentárias
Boca - Microbiologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CHAIM, Luis Antonio de Filippi. Avalliação da eficacia de colutorios antiplaca, com e sem a adição de cloreto de zinco, sobre o metabolismo da placa dentaria "in vitro". 1992. 96f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/290491>. Acesso em: 15 jul. 2018.
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chaim_LuisAntoniodeFilippi_M.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.