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Type: TESE DIGITAL
Title: Ações coletivas em saúde bucal : estudo longitudinal em escolares de cidade da região sudeste do Brasil
Title Alternative: Collective actions in oral health : longitudinal study in students of southeastern city of Brazil
Author: Montezuma Tricoli, Maria Fernanda de, 1965-
Advisor: Pereira, Antonio Carlos, 1967-
Abstract: Resumo: Este estudo investigou o impacto das ações coletivas sob uma análise longitudinal dos dados obtidos da classificação de risco à cárie dentária, realizada em escolares da rede pública em Atibaia-SP-BR. Metodologia: Os participantes foram extraídos do banco de dados municipal do Programa Saúde do Escolar/Programa Coletivo de Saúde Bucal realizado durante o período de 2005 a 2012. As informações individuais dos alunos foram processadas e consolidados no sistema de informação do programa Excel do Office. O comportamento desses dados foram investigados sob duas perspectivas de amostra: de n=15434 representando o total de aferições ao longo dos anos e n= 1324, para os alunos que foram aferidos mais de uma vez no período. Para os resultados testou-se cada possibilidade de modo a extrair a significância das informações no período. A discussão relacionou os resultados a evidencias científicas referentes às atividades de educação e prevenção, levando-se em conta a estruturação e contextualização da politica pública durante o período estudado, no que diz respeito às orientações programáticas, estabelecimento de prioridades e alocação de recursos pelos gestores. Assim, o método utilizado para a Classificação de Risco, passou por uma análise crítica com vistas a ampliação de seu potencial, enquanto ferramenta epidemiológica no monitoramento da evolução e perfil da doença, bem como no acompanhamento da eficácia e qualidade das atividades realizadas nos programas coletivos. Conclusão: O método mostrou-se eficaz com relação à organização da demanda sendo potencial ferramenta para o monitoramento da atenção em grupos prioritários em larga escala e para análises longitudinais. Recomenda-se a continuidade do programa com atualização da metodologia de Classificação de Risco à Cárie e sistematização da informação

Abstract: This study intends to investigate the impact of class actions under a longitudinal analysis of data obtained from the classification of risk for dental caries, held in public schools in Atibaia-SP-BR. Methodology: The participants will be extracted from the database of the Oral Health Program Collective performed in the public schools of the city of Atibaia during the period from 2005 to 2011. The sample comprises every subject who had at least two classifications in a time interval of one to three years. For the analysis, individual student data were processed in own local information system, in Office Excel 2007. The data behavior was investigated with two sample perspectives: n=15434 representing the total admeasurement over the years and n=1324 for students that were admeasured more than once in the period. Every possibility was tested to extract significance from gathered information. The discussion related the results to scientific evidences referent to education and prevention activities, taking into account local structure and context of public policy during studied period, as programmatic orientations, priority establishments and resources allocation by the Program managers. Then, the method used for the Risk Classification went through a critical analysis aiming the amplification of its potential as an epidemiological tool to: monitor the profile and evolution of the disease; verify the efficacy of accompaniment of treatment; and verify the quality of activities realized in collective programs. In conclusion: the method has shown effective concerning its demand organization being a potential tool for the monitoring of the attention in widespread priority groups for longitudinal analysis. It is recommended the continuity of the program with updated Risk Rating methodology for caries and systematization of information
Subject: Epidemiologia
Cárie dentária
Promoção da saúde
Educação em saúde bucal
Políticas públicas de saúde
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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