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Type: TESE
Title: Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários de Piracicaba-SP
Title Alternative: Evaluation of burnout syndrome in university teachers of Piracicaba-SP
Author: Costa, Ludmila da Silva Tavares, 1983-
Advisor: Possobon, Rosana de Fátima, 1968-
Abstract: Resumo: A Síndrome de Burnout (SB), uma resposta ao estresse laboral crônico, é característica dos profissionais que trabalham com pessoas. Este estudo foi composto por dois artigos cujo objetivo foi investigar a prevalência da SB em uma amostra de professores universitários e propor um modelo de equação estrutural para testar a interrelação entre a SB, a Motivação Intrínseca (MI), a Qualidade de Vida (QV) e a tendência ao Absenteísmo nestes professores. A amostra não aleatória foi constituída por 169 professores de instituições de ensino superior de Piracicaba-SP. Foram excluídos os que não estavam em atividade no período de coleta de dados, ou seja, inativos, em férias, afastados (licenças médica, maternidade, prêmio e por interesse particular) ou aposentados, bem como as instituições de ensino que não aceitaram participar do estudo. O material de coleta de dados foi entregue aos professores pela secretária de departamento de cada instituição participante, em 2 envelopes, e recolhido pela pesquisadora 10 dias após a entrega. O questionário de caracterização da amostra foi elaborado pelos pesquisadores com a finalidade de obter dados dos professores estudados tais como: gênero, idade, tempo de profissão docente, nível de escolaridade e tipo de instituição que o professor trabalhava, MI (avaliada por duas questões, referentes ao grau de Reconhecimento e Interesse dos docentes pela profissão) e Absenteísmo. Os níveis de SB foram avaliados pela aplicação do Questionário de Avaliação para a Síndrome de Burnout, versão em português, validada para população brasileira do Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT). E, o nível de QV foi avaliado pelo instrumento de qualidade de vida da OMS, na sua versão abreviada, WHOQOL-bref. Artigo 1: Investigou a prevalência da SB nos professores da amostra. O valor de consistência interna alfa de Cronbach foi satisfatório para todas as dimensões do questionário. Os resultados mostraram que 11,2% dos professores apresentaram Perfil 1 e 3% Perfil 2 da SB. A prevalência encontrada é motivo de preocupação e merece atenção, não só pelos danos que a SB provoca na saúde física, mental e social do profissional, mas também pela influência na qualidade de ensino praticado nas escolas. Artigo 2: Propor um modelo explicativo da interrelação entre a SB, a MI, a QV e o Absenteísmo em professores universitários. Os constructos foram testados por meio da modelagem de equações estruturais. O modelo apresentou um bom ajuste global e respondeu as hipóteses propostas, ou seja, quanto menor a MI, maior será a possibilidade do aparecimento da SB e assim, menores serão seus níveis de QV. E, os valores baixos de QV favorecem o Absenteísmo dos profissionais da educação

Abstract: The Burnout Syndrome (BS), a response to chronic job stress, is characteristic of professionals working with people. The present study was composed by two articles whose aim was to investigate the prevalence of BS in a sample of university professors and propose a structural equation model to test the interrelationship between BS, Intrinsic Motivation (IM), Quality of Life (QOL) and the tendency to Absenteeism in these teachers. The non-random sample was consisted of 169 teachers from institutions of higher education in Piracicaba - SP. We excluded those who were not active in the period of data collection, inactive, on vacation, away (medical, maternity, prize leave or private interest) or retired, as well as the educational institutions that refused to participate in the study. The documents were sent to the professors by the departament secretary of the each institution, in two envelopes, and collected by the researcher 10 days after delivery. The questionnaire of sample characterization was prepared by the researchers in order to obtain data of the studied teachers such as gender, age, years of teaching profession, education level, type of institution that the teacher worked, IM (evaluated by two questions, referring to the degree of Recognition and Interest of the teachers by their profession) and Absenteeism. BS levels were evaluated by the application of the assessment questionnaire for Burnout Syndrome, portuguese version, validated for the Brazilian population from Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT). And the level of QOL was evaluated by the instrument of quality of life of WHO, in its abbreviated version, WHOQOL-bref. Article 1: We investigated the prevalence of BS teachers in the sample. The value of Cronbach's alpha was satisfactory for all dimensions of the questionnaire. The results showed that 11.2% of teachers were Profile 1 and 3% Profile 2 of burnout. This prevalence of burnout causes concern and deserves attention, not only for the damage that BS causes at physical, mental and social health of the professional, but also for the influence in the quality of education. Article 2: Propose an explanatory model of the interrelation between the SB, IM, QOL and Absenteeism in a sample of university professors. The constructs were tested through structural equation modeling. The model showed a good overall fit and meets the hypotheses, the smaller the IM teacher, the greater the possibility of the appearance of BS and so smaller will be their QOL levels. And, the low values of QOL favor Absenteeism of education professionals
Subject: Saúde e trabalho
Esgotamento profissional
Professores
Qualidade de vida
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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