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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Uma descrição funcional do comportamento da criança no contexto odontopediatrico
Title Alternative: A functional description of child behavior in pediatric dentistry
Author: Tomita, Laura Mendes
Advisor: Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-
Abstract: Resumo: A experiência odontológica pode ser considerada uma situação potencialmente geradora de ansiedade para a criança; esta situação envolve um conjunto de variáveis desconhecidas e invasivas que podem desencadear respostas que caracterizam desconforto e sofrimento psicológico, assim como respostas de não-colaboração que dificultam e/ou impedem a realização do tratamento. Objetivando controlar estas respostas, pesquisadores têm utilizado estratégias comportamentais e farmacológicas na tentativa de auxiliar a criança a enfrentar o tratamento e prevenir a ocorrência destes comportamentos. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças expostas a tratamento odontológico, utilizando a metodologia de análise funcional do comportamento. Foram selecionadas dez crianças com idade entre 42 e 48 meses, com história de não-colaboração com o tratamento odontológico, que receberam atendimento durante 4 sessões, nas quais foi administrado diazepam (0,5 mg/Kg de peso) ou placebo, de modo duplo-cego. As sessões foram filmadas em vídeo e transcritas na íntegra por dois observadores independentes (fidedignidade de 85%); posteriormente, eventos comportamentais verbais e motores das crianças foram registrados e procedeu-se à identificação de seqüências comportamentais de interação denominadas como episódios comportamentais. Os episódios foram classificados em duas categorias funcionais: episódios concorrentes e episódios não-concorrentes. Posteriormente a esta classificação, todos os comportamentos da criança que ocorriam a cada episódio foram categorizados. Foram identificadas 24 categorias de comportamento da criança, as quais foram analisadas funcionalmente. Um modelo de análise funcional do comportamento infantil no contexto de tratamento odontológico foi desenvolvido para a realização deste trabalho. O diazepam teve um efeito potencializador das respostas de não-colaboração com o tratamento; quando as crianças estavam sob efeito da droga, o número de episódios concorrentes foi maior (60,29%) do que aquele apresentado nas sessões placebo. Outro efeito da medicação apontado neste trabalho foi a inibição de comportamentos de interação da criança com o dentista, tais com Protestar e Expressar sentimentos e sensações. Além disso, a droga também exacerbou comportamentos agressivos das crianças, os quais ocorreram exclusivamente nas sessões diazepam e em episódios concorrentes. Assim neste trabalho observou-se que o diazepam foi pouco efetivo para o manejo comportamental na amostra estudada e interferiu negativamente no processo de interação dentista-criança. A metodologia utilizada para análise se mostrou eficaz, permitindo uma descrição seqüencial e detalhada do comportamento da criança no contexto de tratamento odontológico. O conhecimento e aplicação deste método podem possibilitar ao cirurgião-dentista um melhor entendimento do comportamento da criança na situação odontológica e permitir a seleção e planejamento de procedimentos clínicos, estratégias farmacológicas e comportamentais a fim de auxiliar a criança a enfrentar situações adversas em saúde.

Abstract: The pediatric dental experience can be considered a situation that evokes anxiety. This situation involves a set of unknown and invasive variables that can trigger discomfort responses, psychological suffering, as well as non-cooperative behaviors that prevent the completion of treatment. In an attempt to control those responses, researchers have used behavioral and pharmacological strategies to help children to cope the treatment and prevent the occurrence of these behaviors. This paper aims to analyze the effects of diazepam on children's behavior exposed to dental treatment, using the methodology of behavior functional analysis. Ten children, ages between 42 and 48 months, with a history of non-cooperation with dental treatment were selected and received dental care for 4 sessions, in which diazepam (0.5 mg / kg body weight) or placebo were administered in a double-blind condition. All sessions were recorded on videotape and transcribed by two independent observers (reliability of 85%). Afterwards verbal and motor children's behavior was described and researchers identified behavioral sequences of interaction referred as behavioral episodes. The episodes were classified into two functional categories: concurrent and non-concurrent episodes. After this classification, children's responses that occurred in each episode were categorized. It was identified 24 categories of children's behavior, which were functionally analyzed. A model for functional analysis of behavior in the context of children's dental treatment was developed for this work. Diazepam had an enhanced effect on non-cooperative responses; when children were under influence of drug, the number of concurrent episodes was higher (60.29%) than that presented in placebo sessions. Another effect of the medication noted in this study was the inhibition of children's interaction with the dentist, such as protest and expression feelings. Moreover, drug also exacerbated aggressive behaviors, which occurred only in diazepam sessions in concurrent episodes. It was observed that diazepam was ineffective in behavior management and interfered negatively in dentist-child interaction. The analysis methodology used for the present research was effective, allowing a sequential and detailed description of children's behavior in the context of dental treatment. The knowledge and application of this method may enable professionals a better understanding of children's behavior in the dental situation and allow the selection and planning of clinical procedures, pharmacological and behavioral strategies to help the child to face invasive health treatment situations.
Subject: Análise funcional
Diazepam
Odontopediatria
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TOMITA, Laura Mendes. Uma descrição funcional do comportamento da criança no contexto odontopediatrico. 2009. 60 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/288678>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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